15 jun, 2025 - 21:36 • Diogo Camilo
Um homem de 30 anos foi agredido este sábado em plena luz do dia, no centro histórico de Guimarães, por um elemento de um grupo neonazi, avança o Jornal O Minho.
A vítima, líder do Núcleo Antifascista de Guimarães, foi transportada para o hospital local, com o alerta a ter sido dado pelas 17h38.
A PSP esteve no local e tomou conta da agressão e, segundo o semanário Expresso, irá comunicar todos os factos apurados ao Ministério Público.
Segundo a queixa, o suspeito da agressão é líder da célula de Guimarães do grupo ultranacionalista 1143 e terá realizado vídeos de incentivo ao ódio e à discriminação contra pessoas de origem e religião diferentes.
O Expresso indica ainda que o suspeito terá estado entre os agressores de manifestantes antifascistas nas comemorações deste ano do 25 de Abril, em Lisboa.
Este é o terceiro caso de violência de grupos extremistas em apenas quatro dias, depois da agressão ao ator Adérito Lopes no Teatro A Barraca, em Lisboa, e das agressões a voluntárias da CASA — Centro de Apoio ao Sem Abrigo, no Porto, na terça-feira de 10 de junho