Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

Hospitais proibidos de fazer cirurgias dermatológicas fora do horário normal. Mas há exceções

16 jun, 2025 - 19:37 • Anabela Góis

Nova orientação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde é aplaudida pelos administradores hospitalares.

A+ / A-

Os hospitais estão proibidos de fazer cirurgias dermatológicas fora do horário normal de trabalho, a menos que sejam casos oncológicos ou urgentes, e têm de rever a lista de espera para assegurar uma correta definição de prioridades.

São orientações da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), para vigorarem até que entre em funcionamento o novo sistema de gestão inscritos para cirurgia.

O objetivo é evitar situações como as que aconteceram no Hospital de Santa Maria, onde um médico terá recebido 51 mil euros num único dia de trabalho extra.

A medida é elogiada pelo presidente da Associação de Administradores Hospitalares. Em declarações à Renascença, Xavier Barreto espera que sejam alargadas a outras especialidades.

“Ainda bem que a Direção Executiva tomou esta iniciativa e eu espero que, nas próximas semanas e meses, possa fazer o mesmo para um conjunto de outras especialidades”, afirma Xavier Barreto.

O presidente da Associação de Administradores Hospitalares considera que o trabalho adicional de reagendamento das cirurgias é uma tarefa que faz sentido, “até para restaurar a confiança dos cidadãos no sistema”.

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+