Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

programa de governo

Mira Amaral elogia vontade do governo em minimizar impacto de "greves por motivos políticos"

17 jun, 2025 - 06:40 • Jaime Dantas

O antigo ministro do Trabalho e Segurança Social Mira Amaral recorda a paralisação da CP, em Maio, como um exemplo de "utilização usurpadora do direito à greve" por parte de "sindicatos com motivações políticas".

A+ / A-

O antigo ministro do Trabalho e Segurança Social, Luís Mira Amaral, elogia, esta terça-feira, o novo governo por prever no seu programa “o equilíbrio de interesses sociais na legislação da greve”.

Mira Amaral recua à "escandalosa greve da CP", em Maio, para dizer que existe "uma utilização usurpadora de um direito à greve que ninguém contesta" por parte de "sindicatos com motivações políticas".

O ex-governante lembra que são "os mais desfavorecidos do país" quem utiliza os transportes públicos e que, por isso, "tem que haver respeito pelo interesse público".

Por isso, propõe "a clarificação e aumento da abrangência dos serviços mínimos" e a "limitação do uso indiscriminado da greve em nome do interesse público das populações".

O social-democrata elogia ainda medidas como a compra de dias de férias por permitirem por dar mais poder à "esfera de decisão individual".

o ex-governante deixa ainda um apelo ao executivo para que seja "flexibilizada a possibilidade de rescisão de postos de trabalho", tendo como "contrapartida maior apoio aos trabalhadores na formação", tanto do lado da empresa, como do lado do trabalhador.

Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Obrigado PCP
    17 jun, 2025 Cá 09:26
    Aqueles que tocam os sinos a rebate falando em atentado à Lei da Greve, agradeçam ao PCP e Sindicatos que eles controlam, que tornaram a Greve banal, numa ação puramente política, visando conseguir nas ruas, o que não conseguiram nas urnas. Tanto exageraram que agora vão levar nas trombas. E nós por tabela. Obrigado PCP.

Destaques V+