Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

Sem-abrigo. Houve mais refeições a serem entregues no Porto no ano passado

19 jun, 2025 - 13:25 • Ana Fernandes Silva

No ano passado foram entregues mais de 50 mil refeições em comparação com 2023.

A+ / A-

Em 2024, foram servidas 278.926 refeições a pessoas em situação de sem abrigo, no Porto. O que se traduziu num investimento de 1,62 milhões de euros em bens alimentares, para as organizações.

São dados que superam os de 2023, ano em que foram servidas pouco mais de 224 mil refeições.

No Porto, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) é uma rede municipal, composta por 63 entidades, que presta apoio às pessoas em situação de sem abrigo, através do apoio de organizações voluntárias que, diariamente, fazem rondas pela cidade ou têm pontos fixos de distribuição de comida.

O apoio é prestado todos os dias do ano, maioritariamente à noite, com a passagem por várias ruas da cidade indo ao encontro das pessoas que vivem na rua.

Em comunicado, o NPISA salienta que existem no Porto três restaurantes solidários. Ao adicionarmos aos números acima referidos obtém-se perto de meio milhão de refeições. Sendo ainda que, a Segurança Social apoia algumas cantinas sociais.

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+