Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 07 jun, 2026
A+ / A-

Justiça

Limite do humor? "São aqueles que estão na lei", responde Joana Marques

11 jul, 2025 - 10:41 • Tomás Anjinho Chagas

A humorista garante que não quis manchar os irmãos Rosado (dupla musical Anjos), mas apenas fazer o que faz no seu trabalho. “Era para rir. Às vezes há um peso grande sobre a intenção, fazer rir é a única intenção que tenho”, afirmou, no Juízo Central Cível de Lisboa.

A+ / A-

Joana Marques assegura que "fazer rir" era a sua única intenção quando publicou o vídeo dos Anjos a cantar o hino nacional no seu Instagram.

A humorista está a ser ouvida, esta sexta-feira, em Tribunal, e responde a perguntas da juíza.

Questionada sobre o que pretendia ao publicar o vídeo em abril de 2022, com a dupla a cantar o hino nacional durante um evento da Moto GP, Joana Marques garante que não quis manchar os irmãos, mas apenas fazer o que faz no seu trabalho.

Era para rir. Às vezes há um peso grande sobre a intenção, fazer rir é a única intenção que tenho”, afirmou, no Juízo Central Cível de Lisboa.

A juíza perguntou depois como é que tecnicamente fez o vídeo, Joana Marques ironizou: "Nunca esperei que esta obra de um minuto fosse tão escrutinada".

Juíza: "No humor nada é sagrado"

Perante várias perguntas da advogada dos Anjos, sobre o vídeo poder constituir uma "ofensa nacional" por colocar o hino em causa, foi a própria juíza a intervir.

"No humor nada é sagrado, tudo é criticável", avisou a juíza.

"Se formos riscando, não vai sobrar humor nenhum"

Já na reta final do depoimento, Joana Marques disse compreender o mal-estar provocado pelo vídeo que publicou, mas alerta que se isso for motivo para apagar cada conteúdo, a sociedade caminha para ser cada vez menos tolerante.

“Não há nenhum humor que não vá ofender ninguém. O humor que não ofenda não existe. Se formos riscando, o que vai sobrar é humor nenhum”, defende a radialista.

A humorista diagnostica uma má relação dos Anjos com o humor: "“Percebo que não há uma boa relação com o humor. Quando eles participam, com o Hérman, por exemplo, gostam, mas quando escapa ao controlo não gostam tanto".

Joana Marques vinca que "ninguém está a salvo" do ridículo.

A sessão foi interrompida depois das 12h e retomada para lá das 14h, para as alegações finais. A defesa de Joana Marques espera que a sentença saia este ano.


Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 07 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Múrias
    12 jul, 2025 Porto 14:21
    Raul Solnado, António Silva, Beatriz Costa em Tempos bem Perigosos, de Ditadura faziam Humor Inteligente e Acutilante, sem Ofenderem Ninguém. Depois das Inacreditáveis Declarações desta, Criatura em Tribunal, o Único sentimento que ela me Inspira é de Repulsa. Liberdade de Expressão é Sagrada ,mas Ofender o Bom Nome das Pessoas é Crime!
  • Zé Carlos
    11 jul, 2025 Carcavelos 18:04
    Isto é um julgamento que só dá para rir não só pelo motivo que é, como pelo valor exigido pelos Anjos. Pior do que isto são os argumentos apresentados por eles (Anjos) como ameaças de morte, ACNE😂e outros. Enfim só espero que a justiça seja feita a favor da Joana Marques (ilibada)
  • RG
    11 jul, 2025 Linda-a-Velha 12:29
    "O humor que não ofenda não existe." - Será verdade?
  • Petervlg
    11 jul, 2025 Trofa 11:43
    Infelizmente não é fazer rir, é e sempre foi denegrir e por na lama as pessoas. Muito mau, é como a RR, mantem este tipo de programas, só para estar no top

Vídeos em destaque