Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 15 jun, 2026
A+ / A-

Viticultores em protesto bloqueiam ponte que dá acesso à Régua

16 jul, 2025 - 10:17 • Olímpia Mairos , Ana Fernandes Silva , Carla Fino

Manifestação quer chamar a atenção para a crise que afeta a Região Demarcada do Douro. À Renascença, o Ministério da Agricultura diz que está a estruturar um plano para o Douro, com o envolvimento de agentes da região e da Comissão Europeia, que será apresentado em agosto.

A+ / A-

Os viticultores durienses deixaram esta quarta-feira as carrinhas e tratores numa das principais entradas da Régua, e foram a pé bloquear a ponte rodoviária que dá acesso à cidade numa manifestação para chamar a atenção para a crise no Douro.

Os manifestantes queriam fazer uma marcha lenta pela cidade, mas a GNR bloqueou a passagem de tratores e carrinhas com que os produtores. Estão agora concentrados em diferentes estradas de acesso ao Peso da Régua.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

De acordo com a Lusa, “Não ao arranque da vinha” ou “não deixem o Douro ir a monte” são algumas das mensagens em tarjas colocadas nas carrinhas ou tratores.

À Renascença, Jorge Teixeira conta que estão a fazer este protesto porque estão “às portas da vindima e as incertezas são mais que as certezas”.

“Até hoje ainda não sabemos o manifesto quanto ao vinho do Porto. Não sabemos quantitativos, nem valores”, diz.

Jorge Teixeira, critica, por isso, a falta de respostas por parte do Governo.

“Faltam-nos dados concretos, porque são medidas sem valores exatos. E sem valores exatos, nós já andamos sempre, todos os anos, sem saber quanto é que nos pagam pela pipa de Vinho do Porto, quanto é que nos pagam pelas uvas do DOC. Nós, mais uma vez, somos arrastados para uma campanha de vindima a viver na incerteza. E, mais uma vez, o Douro está a gritar, isolado, infelizmente”, explica.

O viticultor admite que os produtores de vinho começam “a perder a força, porque parece que ninguém nos apoia, nós precisávamos que as instâncias superiores da nossa região também estivessem ao nosso lado, e nós sentimo-nos um pouco abandonados”.

“Nós não temos ninguém aqui, digamos, de relevo, sem ser os pequenos agricultores, a dar a cara ou a querer chegar a nossa voz mais alta, infelizmente não temos apoio. Mais uma vez o Douro está a gritar isolado, isolado infelizmente”, acrescenta.

Contactado pela Renascença, o Ministério da Agricultura remete para um comunicado enviado no início do mês, onde anuncia que está a estruturar um plano para o Douro.

Em comunicado, o gabinete de José Manuel Fernandes revela que este plano terá o envolvimento de agentes da região e da Comissão Europeia.

As medidas, adianta, estão a ser ultimadas e serão dirigidas aos produtores e sobretudo aos pequenos produtores.

O plano, diz o ministério será apresentado em agosto.

Para esta tarde está prevista uma concentração de viticultores junto à Assembleia da República.

Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 15 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque