Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 08 jun, 2026
A+ / A-

Incêndios

Fogo em Sabrosa "completamente descontrolado" obriga a evacuar lar

02 ago, 2025 - 21:13 • Hugo Monteiro , Diogo Camilo

Autarca Helena Lapa denuncia a falta de meios para o combate ao incêndio, que teve início em São Cibrão e alastrou ao concelho. Fogo tem duas frentes ativas que ardem com bastante intensidade. Três bombeiros ficaram feridos sem gravidade com queimaduras superficiais. Idosos do lar de São Martinho de Anta retirados por precaução.

A+ / A-

A presidente da Câmara Municipal de Sabrosa descreve um cenário de "muita apreensão" e "muita angústia" para as próximas horas no combate ao incêndio na região, denunciando a falta de meios no local.

"Está completamente descontrolado, com várias frentes ativas, e não temos meios suficientes para o combate", afirmou Helena Lapa à Renascença, comparando os meios no terreno com o incêndio que, em meados de julho, também lavrou na região e chegou a contar com perto de 400 operacionais no terreno.

Às 23h15, estavam no local 272 operacionais, apoiados por 90 meios terrestres, de acordo com o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Num ponto de situação às 22 horas, o segundo comandante sub-regional do Douro, José Requeijo, anunciou que utentes do lar de São Martinho de Anta foram retirados do edifício por precaução e transportados para o Mercado dos Produtos Durienses da Câmara de Sabrosa.

Em declarações aos jornalistas no local, o segundo comandante sub-regional do Douro anunciou que três bombeiros ficaram feridos sem gravidade durante o combate ao incêndio, tendo sido encaminhados para assistência no Hospital de Vila Real com queimaduras superficiais.

José Requeijo afirmou que as equipas terrestres foram colocadas em pontos estratégicos, nomeadamente em São Martinho de Anta e na zona industrial de Sabrosa. "Os meios terrestres estão bem colocados, estão a trabalho, esperemos que as próximas horas, até com o cair da noite, nos dê uma janela de oportunidade", referiu.

Em publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal de Sabrosa anunciou o corte de três estradas ao trânsito devido ao incêndio que se alastrou ao concelho e que teve início em São Cibrão, Vila Real.

A autarquia anunciou que estão cortadas as seguintes estradas:

- São Martinho de Anta - Santuário de Nossa Senhora da Azinheira - Garganta.

- Entre a rotunda de Anta e o pontão, no limite do concelho, com Vila Real ( São Cibrão).

- Sabrosa ( zona industrial) - Feitais.

A autarquia indica ainda que a circulação na zona industrial do concelho encontra-se condicionada.

O incêndio, que deflagrou ao início da tarde deste sábado, tem duas frentes ativas que ardem com bastante intensidade, com as aldeias de Anta e Garganta a apresentarem maior preocupação.

À Agência Lusa, fonte da Proteção Civil de Sabrosa acrescentou que, por precaução, habitantes da aldeia de Garganta foram concentrados no centro da aldeia, e que o fogo avança na direção de outras localidades como São Martinho de Anta e Arcã.

Em meados de julho, um outro incêndio de grandes dimensões deflagrou em Sabrosa, obrigando à evacuação de duas aldeias.

[notícia atualizada às 23h33]

Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 08 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque