Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 08 jun, 2026
A+ / A-

Calor

"Altas temperaturas podem levar a aumento de mortalidade", avisam médicos

03 ago, 2025 - 22:44 • Fátima Casanova

Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública sublinha a importância de beber mais água e planear os próximos dias de forma a evitar-se a exposição ao sol nas horas de maior calor.

A+ / A-

Cinco distritos do norte do país vão estar em aviso vermelho devido às temperaturas elevadas a partir da manhã desta segunda.

Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso até às 18 horas de terça-feira, com os termómetros perto dos 40º C. O resto do território também está sob avisos e apenas o Algarve escapa a esta vaga de calor.

Face a esta subida das temperaturas, médicos alertam para um possível aumento da taxa de mortalidade e defendem que é necessário proteger a população mais vulnerável, como as crianças, os idosos e os doentes crónicos.

À Renascença, o Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) admite que estes dias, “são de risco para os indivíduos mais vulneráveis", defendendo que "é preciso planear as atividades para que não estejam particularmente expostos ao calor e que é preciso reforças a ingestão de água”.

Bernardo Gomes sublinha que é preciso “formatar a vida para evitar-se a temperatura exterior, nomeadamente entre as 11 da manhã e as 5 da tarde”.

Nestas declarações à Renascença, este médico de saúde pública diz que os próximos dias, com altas temperaturas, podem levar a um aumento de mortalidade, porque “passámos por uma fase quente e vamos passar por outra com temperaturas bastante elevadas e com temperaturas mínimas também muito altas, o que faz com que em termos orgânicos, nós tenhamos uma maior dificuldade em suportar estes fenómenos”.

Bernardo Gomes alerta para os sintomas que exigem ajuda médica, como fadiga, cansaço extremo, confusão em termos de discurso e falta de reação”, sintomas que significam que “o organismo já não está a funcionar da forma devida”, conclui o presidente da ANMSP.

As altas temperaturas vão prolongar-se, pelo menos, até dia 6 de agosto, destacando-se o período entre este domingo e terça-feira, com valores de temperatura máxima muito elevados, entre 36 e 40°C na generalidade do território, e entre 41 e 44°C, no interior do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro.

Para esta segunda-feira, prevê-se uma subida da temperatura na região Norte, com valores da temperatura máxima a ultrapassar 40 °C no interior.

Haverá ainda um fenómeno de noites tropicais, com valores de temperatura mínima a variar entre 20 e 25° C a partir da noite deste domingo.

Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 08 jun, 2026
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque