Cerca de 40 migrantes desembarcam em praia do Algarve
08 ago, 2025 - 22:37 • Marisa Gonçalves , Ricardo Vieira
Os migrantes apresentam sinais de desidratação e estão a ser assistidos pelos autoridades.
Um grupo de cerca de 40 migrantes, entre os quais duas crianças, desembarcou esta sexta-feira na praia da Boca do Rio, no concelho algarvio de Vila do Bispo.
A notícia foi avançada pela CNN Portugal e confirmada pela Renascença junto de fonte da Proteção Civil e da GNR.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
O alerta foi dado pelas 20h00, através de um popular que se encontrada na zona.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) avança, em comunicado, que prestou auxílio a 38 imigrantes, entre os quais duas crianças, "que se encontravam a bordo de uma embarcação de madeira que desembarcou na praia da Boca do Rio".
Os migrantes apresentam sinais de desidratação e debilidade física. Já receberam água e comida e está a ser realizada uma avaliação clínica.
"À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima constataram que as pessoas apresentavam sinais de saúde débil, tendo prontamente auxiliado as mesmas", adianta o comunicado da AMN.
Em declarações à Renascença, o capitão Barbosa, da GNR, adianta alguns pormenores da operação: “Um barco deu à costa com cerca de 40 migrantes e foi necessário fazer a retenção deles e agora o apoio sanitário, ver como estão, garantir que estão bem de saúde, e depois fazer a identificação deles e a tramitação legal”.
A operação envolve elementos da Polícia Marítima, da GNR, da Proteção Civil de Vila do Bispo, do INEM e dos Bombeiros voluntários de Vila do Bispo e Lagos.
As informações ainda são escassas, mas o grupo terá chegado numa embarcação oriunda do Norte de África.
Não se sabe há quanto tempo estava no mar.
Devido à sua localização geográfica, Portugal não é um destino frequente de embarcações com imigrantes irregulares.
[notícia atualizada às 23h07 - com comunicado da AMN]
- Noticiário das 20h
- 15 jun, 2026









