Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 08 jun, 2026
A+ / A-

Morreu Sérgio Carrinho, ex-presidente da Câmara da Chamusca

31 ago, 2025 - 18:17 • Lusa

Sérgio Carrinho liderou o município durante 33 anos consecutivos.

A+ / A-

O ex-presidente da Câmara da Chamusca Sérgio Carrinho, que liderou o município durante 33 anos consecutivos, entre 1980 e 2013, eleito pela CDU, morreu este domingo, aos 76 anos, anunciou a autarquia do distrito de Santarém.

Natural do Pinheiro Grande, onde nasceu em 18 de janeiro de 1949, Sérgio Morais da Conceição Carrinho iniciou a sua vida profissional na fábrica de tomate SPALIL e cedo se envolveu no associativismo e na atividade política, tendo cumprido também serviço militar na Guiné em 1971.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Foi eleito vereador em 1976 e, três anos depois, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, pela então coligação APU (coligação formada pelo PCP e o Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral) cargo que exerceu ininterruptamente até 2013, pela CDU (PCP/PEV/ID).

Em comunicado, a autarquia da Chamusca assinalou que, ao longo das mais de três décadas de liderança, Sérgio Carrinho promoveu a eletrificação de todo o território, a expansão da rede de abastecimento de água, a modernização da rede viária e a construção de equipamentos educativos, culturais, desportivos e de saúde, bem como a criação de novas freguesias.

"Reconhecido pelo espírito de diálogo, pela proximidade com a população e pela dedicação exemplar ao serviço público, Sérgio Carrinho conquistou, ao longo de mais de três décadas, o respeito de diferentes quadrantes políticos, a admiração dos seus colegas autarcas e a estima profunda da comunidade chamusquense", refere.

A autarquia recorda ainda a forma como Sérgio Carrinho enfrentou "um dos momentos mais difíceis da história mais recente do concelho - o incêndio de 2 de agosto de 2003 - coordenando de imediato a resposta e recuperação de um território profundamente afetado".

O presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Jorge Queimado, decretou dois dias de luto municipal, a cumprir nos dias 1 e 2 de setembro, com a colocação da bandeira do município a meia-haste nos edifícios municipais.

Tópicos
Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 08 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque