Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 15 jun, 2026
A+ / A-

Marcelo e Montenegro depositam flores no Elevador da Glória

04 set, 2025 - 20:20 • Ricardo Vieira

Momento simbólico aconteceu após missa pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória, que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos.

A+ / A-
Luís Montenegro, Carlos Moedas e Marcelo Rebelo de Sousa depositam flores junto ao local do acidente no Elevador da Glória. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Luís Montenegro, Carlos Moedas e Marcelo Rebelo de Sousa depositam flores junto ao local do acidente no Elevador da Glória. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro depositam flores junto ao local do acidente no Elevador da Glória. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro depositam flores junto ao local do acidente no Elevador da Glória. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Moedas, Luís Montenegro e Paulo Rangel na missa pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória, na Igreja de S. Domingos. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa, Carlos Moedas, Luís Montenegro e Paulo Rangel na missa pelas vítimas do acidente no Elevador da Glória, na Igreja de S. Domingos. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, depositaram esta quinta-feira ao início da noite ramos de flores brancas no Elevador da Glória, um dia depois do trágico acidente mortal.

O gesto simbólico - em dia de luto nacional - foi seguido de um momento de silêncio em homenagem às vítimas do descarrilamento.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Marcelo e Montenegro, acompanhados do autarca de Lisboa, Carlos Moedas, deslocaram-se a pé ao Elevador da Glória após uma missa pelas vítimas do acidente que provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos.

A missa foi presidida pelo patriarca de Lisboa. D. Rui Valério pediu orações para as vítimas e familiares e disse que "não estão sozinhos".

Após a missa, o Presidente da República disse aos jornalistas que esta é a hora de "respeitar o luto", "tratar dos feridos", agradecer a todos os operacionais que estiveram envolvidos no socorro e de apurar as causas do acidente "o mais rápido possível".

Para Marcelo Rebelo de Sousa, é preciso "apreender e prevenir para o futuro". Por isso, considera importante a decisão de suspender e vistoriar os restantes elevadores de Lisboa.

“Tal como disse D. Rui Valério, esta é também uma hora de afirmação de que Lisboa, como Portugal, além de acompanhar esta dor profundíssima, também faz questão de afirmar que Lisboa e Portugal são terra de vida, paz, segurança e, por isso mesmo, entendemos que vale a pena afirmar que essa vida, segurança e paz existem e vão existir. Por isso, a exigência e responsabilidade levam a apurar o que se passou", sublinhou o Presidente da República.

"Vimos muitos mortos debaixo da carruagem". Os testemunhos do acidente no elevador da Glória
"Vimos muitos mortos debaixo da carruagem". Os testemunhos do acidente no elevador da Glória
Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 15 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque