Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 10 nov, 2025
A+ / A-

TGV. Mais de uma centena de casas serão demolidas em Gaia

08 set, 2025 - 07:00 • Ana Fernandes Silva

Já há habitantes a serem notificados pelo consórcio responsável pela construção da linha de alta velocidade. Saiba o nome de algumas ruas que serão afetadas.

A+ / A-

Mais de uma centena de casas poderão ser demolidas por causa da construção do TGV em Vila Nova de Gaia.

As obras ainda não começaram, mas a Gaiurb, empresa municipal de urbanismo e habitação, admite que estão previstas cerca de 130 expropriações em oito freguesias do concelho.

Em declarações à Renascença, o presidente da Gairub, António Castro, explica que esse número ainda não está fechado: "Sabemos que 91 serão afetadas de forma definitiva e depois temos aqui mais um número que podem ser de afetação temporária ou definitiva."

Certo é que cerca de uma centena de demolições irão ocorrer em Gaia e, por isso, já há habitantes a serem notificados pelo consórcio responsável pela construção da linha de alta velocidade.

"Há pessoas que estão a ser contactadas porque a casa tem, determinadamente, que ir abaixo, segundo a mais recente proposta. Há outras que só estão ao seu lado e, portanto, há aqui uma variável que ainda não é conhecida", avança António Castro.

A Renascença sabe que haverá habitações afetadas na Rua da Póvoa de Cima, em Grijó, e também na Rua de Ramos e na Rua do Baixinho, em Canelas.

O presidente da Gaiurb realça que "as pessoas, naturalmente, têm dificuldade na interpretação de um projeto que é muito técnico" e, portanto, a autarquia tem "estado a apoiar, que é isso que pode fazer".
Ouvir
  • Noticiário das 19h
  • 10 nov, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+