Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 17 nov, 2025
A+ / A-

Saúde

​Vacina da gripe passa a ser gratuita para bebés dos 6 aos 23 meses

09 set, 2025 - 15:57 • Anabela Góis

A Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e contra a Covid-19 arranca a 23 de setembro e, mais uma vez, vai decorrer em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias.

A+ / A-

A vacina contra a gripe passa a ser gratuita para todos os bebés dos 6 aos 23 meses de idade. Esta é a principal novidade da Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno.

A Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe e contra a Covid-19 arranca a 23 de setembro e, mais uma vez, vai decorrer em unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta terça-feira as respetivas normas.

A principal novidade da campanha Outono-Inverno deste ano é o alargamento da gratuitidade da vacinação contra a gripe a todos os bebés entre os 6 e os 23 meses. Esta vacinação decorre nas unidades de saúde do SNS.

A DGS explica que os dados nacionais demonstram que esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos semelhantes às registadas entre pessoas mais idosas.

É também recomendada a vacinação das crianças com 2 a 4 anos para prevenção de doença grave.

Tal como no ano passado, quem tem 85 ou mais anos, reside num lar de idosos ou está na Rede Nacional de Cuidados Continuados vai receber uma vacina contra a gripe de dose elevada, que será ministrada nos centros de saúde.

A vacinação contra a gripe sazonal e contra a covid-19 é recomendada e gratuita para os grupos elegíveis e está disponível nas farmácias para quem tem entre 60 e 84 anos de idade e para os profissionais de saúde.

Ouvir
  • Noticiário das 9h
  • 17 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+