Ouvir
  • Noticiário das 8h
  • 14 jun, 2026
A+ / A-

Hospitais terão cobrado taxas moderadoras à revelia da lei

20 set, 2025 - 10:41 • Alexandre Abrantes Neves , Daniela Espírito Santo

Caso já levou a Entidade Reguladora da Saúde a instaurar processos de contraordenação a três unidades locais de saúde, avança o jornal Público deste sábado.

A+ / A-

Há hospitais que terão cobrado indevidamente taxas moderadoras a doentes. A denúncia faz manchete este sábado no jornal Público.

Em causa, situações nas unidades locais de saúde de Santo António, Gaia Espinho e Almada-Seixal, em que os doentes tiveram de pagar pelo atendimento, apesar de terem sido referenciados por profissionais de saúde para irem à Urgência.

Aquele jornal recorda que, segundo o regime jurídico vigente, a cobrança de taxas moderadoras "só é devida quando o utente recorre à urgência sem ser referenciado e se daí não resultar um internamento". No entanto, "houve hospitais do SNS que enviaram faturas a utentes à revelia das regras".

Segundo o jornal, o caso já levou a Entidade Reguladora da Saúde a instaurar processos de contraordenação a estas unidades locais de saúde, que foram instruídas a "respeitar" o regime jurídico das taxas moderadoras.

Ouvir
  • Noticiário das 8h
  • 14 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque