Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 18 nov, 2025
A+ / A-

Comboio Intercidades perde carruagem durante viagem entre Lisboa e Faro

14 out, 2025 - 07:44 • Olímpia Mairos

Segundo o jornal Público, a causa do incidente estará relacionada com uma falha de manutenção. O engate que ligava duas carruagens partiu-se, provocando a separação de uma delas.

A+ / A-

Um comboio Intercidades da CP perdeu uma das suas carruagens durante a viagem entre Lisboa e Faro, esta segunda-feira, devido à rotura do engate que a unia ao resto da composição.

O incidente ocorreu entre Grândola e Canal Caveira e envolveu o comboio que partiu da estação do Oriente às 14h02, com chegada prevista a Faro às 17h35. Não há registo de feridos.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Segundo o jornal Público, a causa do incidente estará relacionada com uma falha de manutenção. O engate que ligava duas carruagens partiu-se, provocando a separação de uma delas.

De acordo com os procedimentos de segurança, quando se verifica uma rotura na conduta geral de freio — que liga todas as carruagens — o sistema aciona automaticamente a imobilização do comboio. Foi o que aconteceu neste caso, levando à suspensão temporária da circulação ferroviária entre Grândola e Canal Caveira.

A circulação foi retomada cerca das 18h00. O Intercidades, incluindo a carruagem que se tinha separado, acabou por ser rebocado até à estação de Grândola por um comboio de mercadorias. Para o efeito, este último teve de interromper o percurso entre Setúbal e as minas de Neves Corvo e descarregar previamente os vagões que transportava.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) já abriu uma investigação para apurar as circunstâncias do incidente.

O Público acrescenta ainda que cerca de uma em cada cinco carruagens dos comboios Intercidades se encontra atualmente fora de serviço, aguardando manutenção ou reparação de avarias.

Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 18 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Ferreira
    15 out, 2025 Abrantes 15:22
    É realmente inédito esta situação da carruagem se desligar, com 73 anos que tenho não me lembro de nada disto. Mas existem outras coisas que vão acontecendo também pela primeira vez no nosso Portugal e isso é deveras precupante. As razões disto podem ser várias, mas uma delas passa seguramente pela incompetência, falta de rigor e falta de profissonalismo. A democracia ou a falta dela, tem os seus custos e está à vista acontecimentos que se julgavam impossiveis. O que mais irá acontecer?

Destaques V+