Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 07 jun, 2026
A+ / A-

Pavilhão de escola em Almada encerrado por razões de segurança

23 out, 2025 - 20:08 • Lusa

Alunos de 12 turmas da Básica e Secundária António Gedeão vão para outra escola do concelho, pelo menos, durante três semanas.

A+ / A-

Um dos pavilhões da Escola Básica e Secundária António Gedeão, em Almada, teve de ser encerrado por questões de segurança, obrigando à transferência temporária de 12 turmas para uma outra escola do concelho, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, explicou que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada determinou, após uma avaliação técnica, a interdição imediata do Bloco A deste estabelecimento de ensino por motivos de segurança.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Face a esta decisão, os alunos de seis turmas do 4.º e de seis turmas do 5.º ano serão temporariamente deslocalizados, a partir de segunda-feira e por um período aproximado de três semanas, para a Escola Básica Conceição e Silva.

A autarquia acrescenta que está já a desenvolver os procedimentos de aquisição, com caráter de urgência, de novos monoblocos, no sentido de garantir a continuidade das aulas em segurança no espaço da António Gedeão.

A Escola Básica e Secundária António Gedeão, situada na freguesia do Laranjeiro/Feijó, foi identificada pelo Governo e pelo município como uma das escolas a necessitar de intervenção prioritária.

Segundo Câmara Municipal de Almada, o projeto de arquitetura da requalificação total da escola, com um investimento previsto de cerca de 15 milhões de euros, encontra-se concluído, assim como a candidatura a financiamento, para lançamento do concurso da empreitada nos próximos meses.

Ouvir
  • Noticiário das 14h
  • 07 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Élia Verdasca
    23 out, 2025 Laranjeiro 23:51
    As turmas deslocadas são se 5° e 6° anos e não 4° e 5° conforme notícia. A requalificação desta escola há muito que é pedida e anunciada. Inclusivamente este bloco A são vários pavilhões pré fabricados, em madeira , com mais de 30 anos e que já há muito tempo deveriam ter sido desativadis. Em vez disso, este ano letivo, a CMA mudou para esta escola, nomeadamente para estes pavilhões, 12 ou 13 turmas de 5 ° e 6° anos que saíram da escola básica Comandante Conceição e Silva onde estavam, para que a escola pudesse receber ttodas as urmas do 1° ciclo que tiveram de sair da escola básica do Alfeite. Há muito tempo que a requalificação desta escola é exigida por todos e a CMA nada tem feito. Inclusivamente deixou passar duas fases do PRR , tendo deixado para fazer a hora há muito anunciada na este último mandato da presidente Inês de Medeiros. Importa dizer tbm que a escola para onde terão de voltar estes miúdos (Comandante Conceição e Silva) tem 50 anos e também precisa de requalificação.

Vídeos em destaque