Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2026
A+ / A-

Segurança rodoviária

Tirar a carta com um tutor? "É descabido transformar zonas urbanas em pistas de diversão"

22 jan, 2026 - 11:59 • André Rodrigues

Associação das escolas de condução considera "irresponsável" e "populista" a proposta que o Governo se prepara para aprovar em Conselho de Ministros.

A+ / A-

A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) classifica de “irresponsável” e “populista” o decreto que altera as regras para quem pretende tirar a carta de condução.

A proposta que esta quinta-feira vai a Conselho de Ministros prevê que os candidatos possam aprender a conduzir com um tutor, sem cumprir a totalidade de aulas numa escola de condução.

Não pode haver uma substituição do instrutor, isso é uma atitude impensável e irresponsável por parte do Governo, que, com esta medida, aumentará a sinistralidade rodoviária”, alerta na Renascença António Reis.

O presidente da ANIECA lembra que o assunto tem sido tratado com o Governo, “mas temos assistido a uma teimosia constante e a uma alteração sem rumo das várias propostas que o Governo tem tido sobre esta matéria”.

E acusa, ainda, o Executivo de andar “ausente da segurança rodoviária”, apresentando-se com uma “medida populista” e “descabida da realidade”.

É descabido transformar as zonas urbanas em pistas de diversão para a condução. Porque é isso que vai acontecer”, remata.

Ouvir
  • Noticiário das 10h
  • 13 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Manuel
    23 jan, 2026 Queluz 01:01
    Uma completa irresponsabilidade já agora com a crise na saúde os enfermeiros substituiam os médicos .

Vídeos em destaque