Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 15 jun, 2026
A+ / A-

Saúde

INEM admite dívidas aos bombeiros e invoca "necessidade de reforço orçamental"

18 abr, 2026 - 18:39 • Lusa

Instituto Nacional de Emergência Médica esclareceu que irá regularizar as dívidas através de uma "revisão orgânica em curso". Valor em dívida às corporações de bombeiros é de "cerca de 20 milhões de euros".

A+ / A-

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) invocou esta sexta-feira a "necessidade de reforço orçamental" próprio para justificar a existência de dívidas aos bombeiros pela assistência pré-hospitalar prestada pelas corporações, garantindo estar disponível para dialogar.

"O INEM reconhece a existência de valores em regularização no âmbito da execução do acordo com os seus parceiros, situação que decorre da necessidade de reforço orçamental do Instituto, o que será resolvido por via da revisão orgânica em curso", confirmou este sábado, num esclarecimento remetido à Lusa, o organismo.

O Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) aprovou este sábado por unanimidade rescindir o acordo de cooperação assinado em 2025 com o INEM para a prestação de socorro pré-hospitalar, anunciou hoje o presidente da organização, precisando que o valor em dívida às corporações de bombeiros é de "cerca de 20 milhões de euros".

"A questão não é o valor, é o incumprimento do contrato", afirmou, em declarações à Lusa, António Nunes.

Na nota, o INEM não confirma o montante referido pela LBP, mas assegura "que os pagamentos estão fechados até janeiro deste ano" e que, em relação a fevereiro, uma componente está paga e a outra "em processamento na próxima semana".

"Quanto ao acordo para 2026, embora se tenha chegado a um entendimento, não é possível aplicá-lo de imediato, no atual quadro de financiamento, sob pena de agravar a situação para todos os parceiros", acrescenta o INEM.

Segundo António Nunes, com a denúncia do acordo, o INEM terá, dentro de 120 dias, "de negociar com cada uma das associações humanitárias" de bombeiros o montante a pagar pela prestação de assistência pré-hospitalar, quando neste momento este é igual para todas.

Questionado sobre se a LBP admite voltar atrás, caso o INEM passe a respeitar o protocolo, o presidente da Liga respondeu estar disponível para "negociar um novo acordo", no qual seja "explícito e claro" o que acontece em caso de incumprimento pelo Instituto, tal como já ocorre com as corporações.

"O INEM mantém a disponibilidade de diálogo com a LBP, com vista a ultrapassar a situação e assegurar a continuidade da resposta de emergência médica pré-hospitalar, no seio dos bombeiros, como até agora tem sido prestado à população", conclui o Instituto no comunicado.

O protocolo em causa foi celebrado entre o INEM e a LBP em 28 de fevereiro de 2025 e, entre outros aspetos, implicou um aumento em dois mil euros por mês, de 6.690 para 8.690 euros, do subsídio pago às corporações de bombeiros.

"O grande objetivo deste acordo é tornar sustentável esta colaboração entre o INEM e os parceiros, nomeadamente os corpos de bombeiros de Portugal, e também mais flexível e fácil de gerir", salientou na altura, em declarações à Lusa, o então presidente do Instituto, Sérgio Janeiro.

Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 15 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    18 abr, 2026 PORTUGAL 18:33
    Daqui por meia dúzia de dias o País vai celebrar o dia em que foi DERRUBADO um regime PODRE e deu origem a um REGIME democrático. Este regime LIVRE e DEMOCRÁTICO deu ao País um LABIRINTO PÚBLICO onde ninguém sabe o que anda a fazer. É dito que o INEM deve aos BOMBEIROS e EU acrescento que aos Bombeiros também os HOSPITAIS DEVEM e que o Ministério da Saúde DEVE ao INEM aos HOSPITAIS e aos BOMBEIROS. É engraçado, NÃO É? A ÚNICA PERGUNTA que se pode fazer é: quem foi o INTELIGENTE que dentro de UM QUALQUER Governo DEIXOU fazer uma ENCRUZILHADA destas? Responda quem QUISER e SOUBER. Pode o ESTADO ficar a saber que não devo UM CÊNTIMO seja a quem seja. Tanta PRESUNÇÃO de TODOS os que já Governaram o País e DEVEM MAIS que um PEDINTE? Tenham VERGONHA.

Vídeos em destaque