Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 10 jul, 2025
A+ / A-

Questionário de escrutínio vai atrasar tomada de posse de novo Governo

16 mar, 2024 - 09:16 • Diogo Camilo

Mecanismo criado pelo Governo de António Costa vai ser aplicado por Marcelo Rebelo de Sousa para garantir que o novo Executivo de Luís Montenegro é à prova de "casos e casinhos".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai atrasar a tomada de posse de um novo Governo para aplicar o mecanismo de escrutínio prévio, aprovado em janeiro, de maneira a garantir que o executivo de Luís Montenegro é à prova de “casos e casinhos”, avança o Correio da Manhã.

O mecanismo, que inclui um questionário com 36 perguntas e uma declaração de compromisso de honra, foi introduzido numa altura em que o Governo de António Costa já somava 11 demissões desde o início do mandato, que começara há menos de um ano.

O questionário de verificação prévia, dado a conhecer a 12 de janeiro, está dividido por cinco áreas - atividades atuais e anteriores, impedimentos e conflitos de interesses, situação patrimonial, situação fiscal e responsabilidade penal - e responde a situações que levaram a demissões no Governo socialista.

Com a aplicação do mecanismo, o Correio da Manhã aponta que o próximo Governo só deverá tomar posse no início do mês de abril.

A audiência de Marcelo a Montenegro no Palácio de Belém está marcada para a próxima quarta-feira, dia 20 de março, numa altura em que serão conhecidos os resultados nos círculos de emigração, que elegem quatro deputados.

Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 10 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    16 mar, 2024 aldeia 15:52
    Mais um novo record,mais de 400.000 votos dos emigrantes, será que são mais 4 deputados para o Chega? Vamos esperar.

Destaques V+