28 jan, 2025 - 20:56 • Manuela Pires
O primeiro-ministro tem a certeza de que a única maneira de erradicar a pobreza é criar mais riqueza. No discurso de encerramento do fórum económico Portugal e Cabo Verde, Luís Montenegro elogiou a segurança, a estabilidade que Cabo Verde oferece ao investimento português e referiu que o único objetivo é melhorar a vida das pessoas.
“A criação de riqueza é, efetivamente, o meio de erradicar a pobreza. Aqueles que acham que a pobreza se pode erradicar apenas com, enfim, atitudes mais caritativas ou de compaixão, nós não julgamos a sua intenção como uma má intenção, mas achamos que o caminho para atingir esse objetivo é o caminho errado, porque normalmente redunda no agravamento da pobreza”, declarou.
O primeiro-ministro defende que "a sociedade só consegue eliminar os seus focos de pobreza se criar riqueza”.
Luís Montenegro assegurou, ainda, que só a criação de riqueza vai permitir valorizar a vida dos cidadãos.
Política de imigração
Primeiro-ministro está satisfeito com o líder do P(...)
“É o instrumento para que todos possam ter uma oportunidade de emprego, para poder pagar melhores salários, para servir as comunidades imigrantes que procuram novas oportunidades. É uma oportunidade para poder dar ao Estado mais meios para depois ter políticas sociais”, concluiu o primeiro-ministro.
Perante uma sala com empresários, Montenegro “vendeu” Cabo verde como um país seguro, com estabilidade política e muito atrativo para o investimento português, considerando mesmo um porto seguro para os empresários.
“Será um porto seguro de acolhimento de investimentos que poderão ver refletido o acréscimo de qualidade de vida e bem-estar dos cabo-verdianos e também o acréscimo de oportunidades de crescimento e consolidação de projetos empresariais em Portugal”, referiu Luís Montenegro.
O primeiro-ministro elogiou os resultados alcançados na VII cimeira bilateral entre os dois países, onde foram assinados 30 acordos bilaterais, entre eles o aumento de uma linha de crédito para investimentos empresariais em Cabo Verde que ascende aos 100 milhões de euros.