Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia "é existencial para nós", diz Macron em Lisboa

27 fev, 2025 - 18:41 • Susana Madureira Martins , com redação

Presidente francês confirma reunião entre os presidentes da Ucrânia e Estados Unidos. "Laço entre Portugal e França é cimento de Europa mais forte", afirma Emmanuel Macron.

A+ / A-

Donald Trump e Volodymyr Zelensky vão mesmo encontrar-se na sexta-feira, em Washington, afirmou hoje o Presidente francês, que está de visita oficial a Portugal. "O laço entre Portugal e França é cimento de Europa mais forte", disse Emmanuel Macron,,

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Macron saudou a reunião na Casa Branca e espera que o Presidente da Ucrânia possa explicar ao líder dos Estados Unidos “o que está em jogo”, tratando-se de um combate pela soberania e pelo direito internacional.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Estou confiante que ele o receberá amanhã [sexta-feira], se as coisas correrem bem, e saúdo o encontro, é algo ótimo, estarei sempre lá para facilitar as coisas. É existencial para nós. Trata-se de um combate de muita importância, é o combate pelo Direito Internacional, pela soberania e pela segurança dos europeus.”

Emmanuel Macron está “muito feliz” com a visita a Portugal, a primeira de um chefe de Estado francês nos últimos 26 anos, e que sinaliza a aliança antiga entre os dois Estados.

“Estou muito feliz com esta visita de Estado neste momento que a Europa atravessa e em que há no mundo muita incerteza. Em que, por vezes, as alianças muito antigas são questionadas. 26 anos depois da última visita de Estado de um Presidente francês, a minha presença hoje sinaliza que as amizades verdadeiras cultivam-se”, declarou.

Nestas declarações aos jornalistas na Assembleia da República, Macron considera que, “mais do que nunca”, este é o momento de os “europeus estarem unidos e fortes”.

“O laço que existe entre Portugal e a França é um dos cimentos dessa Europa mais forte. Devemos absolutamente fazer escolhas profundas para ter uma Europa mais unida e mais forte em áreas tecnológicas, industriais, na área da Defesa e o tratado que temos vai permitir alimentar isso”, sublinhou o Presidente francês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+