Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 09 nov, 2025
A+ / A-

Eleições Legislativas 2025

CNE alerta: circula um e-mail falso para votar online

13 mai, 2025 - 16:34 • Lusa

Portugal não tem votação online em nenhuma eleição dos órgãos de soberania e poder, nacional ou local. A votação é sempre realizada de forma presencial. E-mail deve ser apagado.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertou esta terça-feira que está a circular um e-mail fraudulento, que utiliza de forma ilícita a sua identidade e disponibiliza uma ligação falsa para um voto online.

"Essa mensagem constitui uma tentativa de fraude, com o objetivo de induzir os eleitores a acederem a uma ligação maliciosa", segundo um comunicado divulgado pela CNE, que recomenda a todos os cidadãos que não acedam ao "link" e apaguem o e-mail.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

No caso de alguém ter acedido ao link ou fornecido qualquer tipo de informação, deverá, segundo o mesmo comunicado, "reportar a ocorrência às autoridades competentes, nomeadamente à Polícia Judiciária e ao Centro Nacional de Cibersegurança".

Na mesma nota, a CNE aproveitou para recordar que não existe votação online e que em Portugal o voto é "presencial e exercido diretamente pelo eleitor" nos termos da lei.

"A Comissão está a acompanhar esta situação em articulação com as entidades responsáveis pela segurança digital e continuará a adotar todas as medidas necessárias para salvaguardar a integridade do processo eleitoral", conclui a nota, a cinco dias das eleições legislativas.

Concorrem a estas eleições antecipadas 21 forças políticas: AD (PSD/CDS-PP), PS, Chega, IL, BE, CDU (PCP/PEV), Livre, PAN, ADN, RIR, JPP, PCTP/MRPP, Nova Direita, Volt Portugal, Ergue-te, Nós, Cidadãos!, PPM, PLS e, com listas apenas numa ou nas duas regiões autónomas, MPT, PTP e PSD/CDS/PPM.

Ouvir
  • Noticiário das 12h
  • 09 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+