Eduardo Vítor Rodrigues renuncia a mandato na Câmara de Gaia
15 mai, 2025 - 11:21 • Jaime Dantas , João Malheiro
O socialista abandona mandato depois de decisão do Tribunal Constitucional. Eduardo Vítor Rodrigues promete "lutar pela verdade".
Eduardo Vítor Rodrigues renuncia ao mandato como autarca de Vila Nova de Gaia, com saída confirmada para junho.
A decisão surge depois de o Tribunal Constitucional confirmar a perda de mandato devido a uma condenação pelo crime de peculato, por uso indevido de um carro deste município do distrito do Porto.
O TC considerou "não haver inconstitucionalidades quanto à decisão da perda de mandato".
Eduardo Vítor Rodrigues promete "lutar pela verdade" e lamenta que a Justiça esteja a ficar "especializada em destituir políticos".
"Isso destrói a política", lamenta.
Mais tarde, numa publicação no Facebook, o autarca agradeceu aos gaienses "a confiança e a honra que me deram em 3 eleições consecutivas, permitindo-me governar a minha terra, as minhas gentes".
Eduardo Vítor Rodrigues encontrava-se no final do terceiro mandato, depois de estar há quase 12 anos à frente da Câmara Municipal de Gaia, desde a primeira vitória nas Autárquicas de 2013.
Em novembro de 2023, Eduardo Vítor Rodrigues foi condenado pelo Tribunal de Vila Nova de Gaia, por um crime de peculato de uso, à perda de mandato e ao pagamento de uma multa de 8.400 euros por usar, de forma pessoal, um veículo elétrico do município.
O tribunal de primeira instância condenou igualmente a mulher do autarca pelo mesmo crime ao pagamento de uma multa no mesmo valor, tendo os arguidos recorrido para o TRP.
Quanto ao autarca, a Relação do Porto reduziu a multa para 4.800 euros, mantendo a condenação à perda de mandato, segundo o acórdão.
O TRP absolveu a mulher de Eduardo Vítor Rodrigues da prática do crime e da multa aplicada, mas manteve a condenação quanto à perda da vantagem obtida.
Eduardo Vítor Rodrigues e a mulher, que não estiveram na leitura da sentença da primeira instância, proferida em 14 de novembro de 2023, nunca prestaram declarações em julgamento.
João Paulo Correia será o candidato do Partido Socialista nas Autárquicas deste ano.
- Noticiário das 12h
- 15 jun, 2026







