15 mai, 2025 - 12:03 • Tomás Anjinho Chagas , Olímpia Mairos
O líder do Chega, André Ventura, voltou a sentir-se mal, esta quinta-feira, durante uma arruada, em Odemira.
Depois de ser assistido no Centro de Saúde de Odemira e, de seguida, transportado para o Hospital do Litoral Alentejano, perto de Santiago do Cacém, André Ventura vai ser transportado para o Hospital de Setúbal, onde vai fazer um cateterismo, um exame às artérias que estão ligadas ao coração.
"É um segundo episódio de dor torácica, sei que ontem foi descartado um enfarte, mas sendo um segundo episódio, optámos por contactar o hospital de Setúbal, onde ele vai fazer um cateterismo", explicou Armindo Ribeiro, diretor do Serviço de Urgências do Hospital do Litoral Alentejano.
Através das redes sociais, esta tarde, André Ventura publicou uma fotografia deitado numa maca e deixou na descrição: "É um contratempo e uma dificuldade. Não nos vão mandar abaixo. Continuem... continuem!!! Portugal é muito mais importante, é este país que nos move".
André Ventura voltou a sentir-se mal em Odemira, e está a receber tratamento neste momento nesta unidade de saúde. Ao que a Renascença apurou, os sintomas sentidos pelo líder do Chega são semelhantes aos de terça-feira à noite, altura em que André Ventura se sentiu mal durante um comício em Tavira
Antes de ir para o hospital, Ventura começou por ser socorrido pelo INEM, no centro de Odemira, de onde foi transportado para o Centro de Saúde local.
André Ventura chegou cerca de quinze minutos após o início da arruada em Odemira, prestou declarações aos jornalistas e percorreu alguns metros durante aquela ação de campanha.
Quando chegava ao fim do percurso da arruada — à qual só se juntou a meio — André Ventura sentiu-se mal, disse que queria continuar até ao fim, mas perdeu as forças, foi amparado pelos seguranças e levado para dentro do carro que o transporta durante a campanha.
Luís Montenegro, tentou ligar, esta manhã, a André Ventura, que não atendeu, pelo que falou com Pedro Pinto, desejando através deste (em nome da AD), rápidas melhoras a André Ventura.
Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deseja que Ventura se sinta "melhor e tenha juízo".
Na terça-feira, André Ventura foi retirado de um jantar-comício para as legislativas, em Tavira, depois de ter sentido uma indisposição. O líder do Chega passou a noite no Hospital de Faro, tendo tido alta na quarta-feira.