Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 14 jun, 2025
A+ / A-

Eleições legislativas

Mariana Mortágua assume "grande derrota" do BE

18 mai, 2025 - 23:15 • Carlos Calaveiras , João Pedro Quesado (infografia)

Apesar do mau resultado, Mariana Mortágua garante que vai continuar a lutar para tentar reverter a "viragem à direita que arrasta a ideologia de ódio”.

A+ / A-

A líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, não tem dúvidas: “a esquerda tem uma derrota importante, o BE tem uma grande derrota e assumimos a derrota com humildade e frontalidade”.

Mariana Mortágua, que pode ser a única eleita do Bloco de Esquerda, considera que vai ser necessário fazer uma “reflexão”, mas deixa uma garantia: “estamos todos cá”.

Com os resultados das legislativas a caminhar para o fim, está confirmado que houve uma “viragem à direita no mundo, na Europa, em Portugal que arrasta a ideologia de ódio”.

Mortágua considera que o partido fez “uma boa campanha, mobilizamos muita gente, fizemos porta a porta e orgulhamo-nos da campanha”.

Sobre o futuro, Mariana Mortágua não se demite e reforça que encabeça “uma moção à próxima convenção” e que está “nos momentos bons e nos momentos maus”.

Em relação ao geral dos resultados, “ninguém de esquerda pode estar feliz esta noite, há razões de preocupação com o crescimento da extrema-direita”.

Ainda se contam os votos, especialmente em Lisboa, mas, já se sabe, o partido não elegeu ninguém no Porto nem nenhum dos fundadores, que voltaram à luta partidária nestas eleições.

Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 14 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rumo deslocado
    19 mai, 2025 Naufrágio à vista 14:15
    Com o rumo que esta e a anterior direção tomaram, o BE vai acabar por desaparecer. Por muito "colinho" que a C.S. lhe tenha dado, é evidente que o modelo wokista de causas fraturantes já não diz nada às pessoas que se debatem com problemas reais no dia-a-dia. E isto de se preocupar mais com os migrantes e minorias raciais, que com os naturais, não ajuda nada.
  • Antunes
    19 mai, 2025 Lisboa 09:40
    Infelizmente o Bloco passou de um partido com gente inteligente e com notoriedade académica e solcial para um "partido das galinha" com as amigas a falar e discutir assuntos sem relevancia. Onde estão as ideias e propostas pensadas? Enquanto a anterior e a actual liderança não sairem em definitivo e acabem com o "grupinho de amigas" será este o resultado. E depois não tem a humildade para perceber que não serve como lider? Aquelas pausas no discurso acompanhadas de um sorriso irónico são dolorosas de ver... Passe a bola a outro por favor...

Destaques V+