Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
A+ / A-

Revisão constitucional. Ventura envia carta a Montenegro e Rui Rocha

24 mai, 2025 - 18:15 • Fábio Monteiro

André Ventura apela à criação de uma plataforma de consenso para alterar a Constituição, sublinhando a “necessidade histórica” de uma reforma que reflita a realidade atual.

A+ / A-

O líder do CHEGA, André Ventura, enviou este sábado uma carta ao presidente do PSD, Luís Montenegro, e ao presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, propondo a formação de uma plataforma de entendimento para uma futura revisão constitucional.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

Na missiva, Ventura sublinha que a nova composição parlamentar, resultante das eleições legislativas de 18 de maio, oferece uma “oportunidade histórica” para reformular a Constituição.

Entre os temas apontados pelo partido estão a neutralidade ideológica do preâmbulo constitucional, a criação de um círculo de compensação nacional, a clarificação sobre penas perpétuas com revisão, e a introdução do crime de enriquecimento ilícito no texto constitucional.

“Pretendemos apenas deixar alguns dos temas que nos parecem essenciais abordar”, escreve André Ventura.

O Chega tem ainda a intenção de limitar os recursos judiciais, prever o recurso de amparo no Tribunal Constitucional, reforçar a progressividade fiscal e garantir maior articulação entre serviços públicos e privados.

Outro ponto destacado é a proposta de despolitização de cargos e instituições, através da revisão das regras de nomeação, com impacto em áreas como a justiça e a regulação de atividades públicas.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 15 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aproveitem
    25 mai, 2025 a oportunidade porque não voltam a ter outra 12:33
    A Direita, tem nas mãos uma oportunidade única e praticamente irrepetível, para acabar com as ideias revolucionárias de "rumo ao Socialismo" e quejandos, que impedem que se faça alguma coisa neste país. Não é tirar Direitos às pessoas - estavam politicamente "mortos" durante décadas, se trouxessem uma Constituição como Pedro Passos Coelho queria fazer em que os direitos das pessoas praticamente desapareciam e era tudo para favorecer grandes grupos económicos. É permitir que a Economia se desenvolva e funcione. Não há País nem Economia, sem apoio das pessoas. Logo, deixem-se de "não, é não" e outros bloqueios auto-impostos, conversem e cheguem a acordo entre vocês, e aproveitem os 2/3 que têm no Parlamento. Não voltam a ter outra oportunidade como esta.

Destaques V+