Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 07 jul, 2025
A+ / A-

Votos dos emigrantes portugueses começam a ser contados

27 mai, 2025 - 06:50 • Lusa

Estes votos decidirão se é o PS ou o Chega a ficar em segundo lugar nestas eleições.

A+ / A-

Os votos dos emigrantes portugueses, que decidirão qual o segundo partido mais votado nas últimas legislativas em Portugal, começam esta terça-feira a ser contabilizados em Lisboa, estando marcado o seu apuramento final para quarta-feira.

A operação de contagem dos votos por via postal arranca às 09h00 e decorrerá nas instalações da Feira Industrial de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

Serão 1.050 os membros das 150 mesas -- sete por cada - a recolher e contar os votos dos emigrantes portugueses, para os quais foram enviadas 1.578.890 cartas, em 192 destinos, contendo o boletim de voto.

As cartas que chegarem até ao limite da entrega do correio, na quarta-feira, serão contabilizadas, estando previsto para a noite desse dia o resultado da votação, que encerrará o escrutínio de 18 de maio.

Estes votos decidirão se é o PS ou o Chega a ficar em segundo lugar nestas eleições.

Em relação aos deputados eleitos pela Europa e Fora da Europa, serão dois os escolhidos por cada um destes dois círculos.

Nos últimos 20 anos, o PS e o PSD dividiram os mandatos pela Europa e Fora da Europa, mas este bipartidarismo terminou em 2024, quando o Chega elegeu um deputado por cada um dos círculos.

Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 07 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+