Legislativas 2025
Montenegro trava revisão constitucional e garante diálogo com todos
29 mai, 2025 - 20:01 • Manuela Pires
O primeiro-ministro indigitado vai manter grande parte dos ministros, mas promete uma “energia renovada”. À saída de Belém, Montenegro ngarante que não vai fazer qualquer acordo de Governo ou de incidência parlamentar, mas vai dialogar com todos os partidos. O parceiro preferido, para o líder do PSD, são os portugueses.
Luis Montenegro travou o processo de revisão constitucional e garantiu que nos tempos mais próximos o PSD não vai apresentar qualquer iniciativa, afastando desta forma a vontade da Iniciativa Liberal que, perante a maioria de direita no Parlamento, anunciou a entrega de um projeto de revisão constitucional.
“Não é uma prioridade do Governo, nós temos como prioridades o crescimento da economia, o reforço dos rendimentos dos portugueses, o reforço da capacidade na área da saúde, da habitação, da educação, da segurança e lá mais para a frente poderemos discutir esse assunto, Não o vamos fazer nos próximos tempos e portanto nós não estamos disponíveis para alimentar essa discussão nesta fase” disse Luis Montenegro sem sequer ter sido questionado sobre o assunto.
Depois da segunda audiência com o Presidente da República, onde foi indigitado como primeiro-ministro, Luis Montenegro voltou a referir que está disponível para dialogar com todos os partidos políticos e não tem preferência por nenhum deles.
“Haverá todo o tipo de contactos, formais e informais, aqueles que forem necessários para que no fim as portuguesas e os portugueses fiquem a ganhar. Não vale a pena estarmos a teorizar, não vale a pena estarmos a arranjar argumentos para dividir o país quando aquilo que o país pede é que nos possamos unir e convergir para resolver os seus problemas. Esse é o espírito do Governo e é a responsabilidade do Governo. Governar, convergir, agregar, somar, é isso que vamos fazer nos próximos 4 anos” garantiu Montenegro.
Legislativas 2025
Montenegro regressa a Belém e é indigitado primeiro-ministro
Depois de um reunião de 20 minutos com Marcelo Reb(...)
Nas declarações que fez aos jornalistas, Luis Montenegro sublinhou por duas vezes que a AD saiu reforçada das últimas eleições legislativas, conseguiu mais de 2 milhões de votos e aumentou a diferença quer para o Chega e também para o Partido Socialista.
O primeiro-ministro indigitado que falou pela primeira vez depois da noite eleitoral, garantiu que não vai fazer qualquer acordo de governação ou de incidência parlamentar e vai procurar entendimentos pontuais.
“Nesta legislatura temos mais 31 deputados que a 2ª força política e mais 33 que a 3ª(PS). Nós não vamos celebrar nenhum acordo permanente de governação nem de incidência parlamentar com nenhuma força política, vamos dialogar com todas as forças políticas na procura das melhores soluções legislativas e governativas para responder às necessidades das portuguesas e dos portugueses e contamos com todos, como é natural” assegurou Montenegro.
O líder do PSD disse ainda que não há calendário para a nomeação e posse do governo, mas adiantou que o novo executivo vai ter caras novas a pensar no futuro.
“Vai com certeza ser constituído por muitos elementos que transitam do Governo anterior, mas é um Governo com renovada energia, focado no futuro a olhar para aquelas que são as tarefas que temos pela frente” disse aos jornalistas.
Luis Montenegro regressou sozinho ao Palácio de Belém para ser indigitado, vinte minutos depois de ter abandonado a audiência com Marcelo Rebelo de Sousa. Nesse intervalo, o líder do PSD ainda teve tempo para comer um pastel de Belém, enquanto esperava que o Presidente o voltasse a chamar ao palácio.
Na sua reunião com Marcelo, o presidente do PS, Carlos César, comunicou que Montenegro deve ser indigitado como primeiro-ministro, e que o Partido Socialista vai viabilizar o programa de Governo no Parlamento.
Já o Chega, através de André Ventura, indicou que quer "estabilidade" e vai viabilizar o programa de Governo, referindo que estão em curso negociações sobre a eleição do Presidente da Assembleia da República.
- Noticiário das 5h
- 08 jun, 2026









