Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 09 nov, 2025
A+ / A-

Presidenciais 2026

Gouveia e Melo é "aposta no escuro", alerta Poiares Maduro

03 jun, 2025 - 17:03 • Tomás Anjinho Chagas

Coordenador da candidatura de Marques Mendes acredita que a entrevista de Gouveia e Melo "não ajudou a trazer clareza" e não compreende a decisão de Rui Rio de ser mandatário do Almirante.

A+ / A-

Miguel Poiares Maduro, antigo ministro de Passos Coelho e atual coordenador na candidatura de Luís Marques Mendes à presidência alerta para uma "aposta no escuro", referindo-se à candidatura de Gouveia e Melo.

Em declarações aos jornalistas, esta terça-feira, à margem da iniciativa "Causas da Presidência", uma série de debates com a participação de Marques Mendes, Poiares Maduro considerou que a entrevista desta semana de Gouveia e Melo à CNN não ajudou a esclarecer que interpretação faz o Almirante dos poderes do Presidente da República.

"As intervenções do senhor Almirante não têm ajudado a trazer clareza, têm trazido sobretudo mais ruído, incerteza quanto ao seu entendimento da função presidencial e tem aumentado a interrogação sobre até que ponto é que valerá a pena apostar em alguém que em grande medida é uma aposta no escuro", defende o antigo ministro.

Miguel Poiares Maduro considera que vir de fora da política não pode ser uma crítica a Gouveia e Melo, no entanto, o atual coordenador das "Causas da Presidência" de Marques Mendes lamenta que o Almirante se candidate à presidência sem assumir que se vai tornar num político.

"Eu sou uma pessoa que durante muitos anos não esteve na política, e quando entrei nunca fiz um discurso de não ser um político. A partir do momento que eu entrei na política sou um político, e fui um político", exemplifica o especialista em direito europeu.

Poiares Maduro descreve os tempos que atravessamos como um "ambiente político polarizado" e defende que quem aparece na vida política tem de se sujeitar ao escrutínio obrigatório nesta área.

Questionado sobre o apoio de Rui Rio ao Almirante Gouveia e Melo, Miguel Poiares Maduro vinca que todos são "livres de decidir", fala numa "opção" do antigo líder do PSD, que apesar de tudo lhe custa a compreender.

O antigo ministro assume que Rui Rio "não tem particular simpatia" por Marques Mendes, fruto de "tensões políticas e críticas" que o candidato fazia enquanto era comentador televisivo, na altura em que Rui Rio era líder do PSD.

Poiares Maduro desafia o antigo presidente da Câmara do Porto a dizer o que o une à candidatura de Gouveia e Melo: "Tenho dificuldades em compreender, porque há matérias em que parecem ter perspetivas diferentes, até antagónicas, mas terá de ser o Doutor Rui Rio e o Almirante a explicar".

Esta terça-feira à noite, Luís Marques Mendes vai apresentar a sua comissão de honra, onde conta com figuras como Leonor Beleza ou Carlos Moedas.

Ouvir
  • Noticiário das 15h
  • 09 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Não queremos
    03 jun, 2025 mais do mesmo 18:43
    Antes uma aposta "no escuro", mas de rompimento com o Estado a que isto chegou, que uma aposta continuada "num tipo igual aos outros" do qual a única coisa que se espera é mais do mesmo.

Destaques V+