Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 16 jul, 2025
A+ / A-

Secretário do Turismo da Madeira apresenta pedido de desculpas por insultos a deputadas

19 jun, 2025 - 17:56 • Lusa

Secretário regional da Madeira pede desculpa a presidente do parlamento por linguagem utilizada durante debate do Orçamento. Partidos da oposição consideram comportamento inaceitável e exigem consequências políticas.

A+ / A-

O secretário de Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira apresentou esta quinta-feira um pedido de desculpas à presidente da Assembleia Legislativa da região autónoma pelas expressões de linguagem que utilizou no debate na especialidade do orçamento insular.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

"Venho pela presente comunicar, na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, a digníssima representante de todos os deputados eleitos nesta região, o meu lamento e as minhas desculpas, na pessoa de Vossa Excelência, pelo sucedido durante a discussão do Orçamento Regional/2025, na passada terça-feira", escreveu o governante na missiva enviada à responsável do parlamento insular, Rubina Leal.

Em causa estão expressões consideradas de baixa linguagem utilizada pelo secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura na terça-feira, na Assembleia Legislativa da Madeira, durante o debate na especialidade do Orçamento e Plano de Investimentos do governo madeirense para 2025.

Entre outras frases consideradas impróprias num debate parlamentar, Eduardo Jesus criticou as perguntas efetuadas pela deputada do PS Sílvia Silva, a quem se referiu com a palavra "gaja".

Além dessa, que foi a de menor gravidade, o secretário regional chamou deputadas de "burras" e usou outras expressões menos próprias de se utilizar num debate parlamentar.

A situação foi criticada por todos os partidos da posição que consideraram as expressões utilizadas um "insulto", "inqualificáveis" e "lamentáveis", defendendo que deveria apresentar um pedido de desculpas.

"Registo que em circunstância alguma quis ofender as senhoras e senhores deputados ou a instituição e que os meus apartes resultaram da tensão da entusiasmada discussão que normalmente decorrem no ambiente parlamentar", diz ainda Eduardo Jesus na mesma carta enviada a Rubina Leal.

No decorrer das expressões utilizadas pelo secretário regional, o PS/Madeira, um dos partidos cujas deputadas foram alvo dos insultos de Eduardo Jesus, anunciou a apresentação de um protesto formal à presidente do parlamento madeirense.

O líder parlamentar do JPP, Élvio Jesus, considerou que as palavras utilizadas eram "inqualificáveis" e sustentou que deve "haver consequências políticas" do episódio.

Por seu turno, os deputados do Chega e da IL defenderam a apresentação de um pedido de desculpas pelo "comportamento extremamente infeliz" do secretário regional.

Tópicos
Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 16 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+