Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 15 jun, 2026
A+ / A-

Caso Anjos chega ao Parlamento. "Ao defender-se, Joana Marques defende todos nós"

02 jul, 2025 - 20:25 • Manuela Pires, com redação

O caso de justiça que opõe os Anjos à humorista Joana Marques chegou esta quarta-feira ao Parlamento.

A+ / A-

A Iniciativa Liberal (IL) levou esta quarta-feira ao Parlamento o caso judicial que opõe os Anjos à humorista Joana Marques e em que a dupla de cantores exige uma indemnização de milhão de euros devido a um vídeo satírico.

O deputado liberal Mário Amorim Lopes fez uma declaração política sobre o tema para defender a liberdade de expressão e a posição da animadora da Renascença, numa altura em que decorre o julgamento no Palácio da Justiça, em Lisboa.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Ao defender-se, a Joana defende todos nós. A pequenina Joana Marques defende-nos com uma grandeza apenas reservada a poucos. Defende a liberdade de rir de nós e dos outros, defende a sátira, a crítica, a liberdade criativa, defende o direito de continuarmos a falar livremente nesta casa, na nossa casa, na nossa rua, onde for. O que a Joana nos diz é: riam-se de nós, critiquem-nos, desafiem-nos, mas jamais nos calem.”

A intervenção do deputado da IL Mário Amorim Lopes não foi bem recebida pelos restantes partidos.

João Antunes Lopes, do PSD, acusou os liberais de oportunismo. “A Iniciativa Liberal optou pelo caminho mais tentador, de trazer aqui o tema na busca de ocupar o espaço mediático e noticioso”, lamentou o deputado social-democrata.

Já Paulo Muacho, do Livre, diz que é um assunto para os tribunais e que, para além do humor, é mais importante debater o discurso de ódio e de desinformação.

Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, pergunta aos liberais o que pensam sobre a liberdade de expressão noutros países como os Estados Unidos ou a Argentina.

“Na Argentina quando o Javier Milei queria um botão para silenciar as perguntas dos jornalistas, quando reprime manifestações de reformados, quando o Trump põe no site oficial da embaixada a obrigação de os requerentes de visto revelarem as suas redes sociais, que têm que estar abertas, ou ameaça deportar candidatos democratas que estão a concorrer à Câmara de Nova Iorque, acha que são presidentes que estão a defender a liberdade de expressão”, questionou Mariana Mortágua.

Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 15 jun, 2026
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque