05 jul, 2025 - 20:52 • Diogo Camilo , Susana Madureira Martins
O presidente do PS, Carlos César, disse este sábado que o partido poderá apoiar um candidato para as eleições presidenciais, mas que "não manda no voto" nem dos seus militantes nem dos seus eleitores e, por isso, "terá apenas uma recomendação sobre essa matéria", mas só depois das autárquicas.
César indicou ainda como "natural" que diversas figuras como Ferro Rodrigues ou Vieira da Silva já tenham vindo a terreiro manifestar apoio ao antigo reitor António Sampaio da Nóvoa.
"Não há nada de anormal nessa matéria, como não há nos restantes partidos. Eu conheço pessoas de todos os partidos políticos que terão, porventura, opiniões diferentes uns dos outros no mesmo partido sobre a sua opção dos candidatos presidenciais", indicou.
Em 2016, Carlos César apoiou a candidatura de Sampaio da Nóvoa, mas para as próximas eleições, não garante que o faça.
"Sobre essa matéria, hei de falar na oportunidade que entendo devida. Desde logo porque sou presidente do Partido Socialista. Sendo presidente do Partido Socialista, também sou presidente da Comissão Nacional, que será justamente o órgão onde essa matéria será discutida. E, portanto, o que tiver a dizer será nessa altura ou a seguir a essa ocasião", referiu.