Emergência médica. PS pede "humildade" ao Governo e propõe unidade de coordenação
16 jul, 2025 - 16:54 • Tomás Anjinho Chagas
José Luís Carneiro diagnostica a falta de coordenação como maior problema na área da emergência hospitalar. Socialistas sugerem criação de modelo que já existem em Espanha, França e Reino Unido.
O PS quer criar uma unidade de "coordenação para emergências hospitalares", com o objetivo de evitar mais casos como o do paciente que esperou mais de cinco horas por um transporte de helicóptero antes de chegar à Covilhã.
Esta quarta-feira, José Luís Carneiro, secretário-geral socialista, garantiu que já enviou a proposta ao primeiro-ministro, e espera "humildade" do Governo para reconhecer que "falhou" ao tentar resolver rapidamente a crise das urgências encerradas.
"Não podemos considerar normal que uma grávida ande de terra em terra para dar à luz", critica o antigo ministro da Administração Interna.
O líder socialista diagnostica uma "crise profunda de coordenação dos meios" que leva a uma "desresponsabilização" das várias entidades envolvidas na resposta aos pedidos de socorro.
Esta proposta pretende dar uma resporta mais "rápida e eficaz" às pessoas que ligam para o 112. A ideia é criar uma Unidade de Coordenação para Emergências Hospitalares, a funcionar na sede nacional da Proteção Civil, que junte responsáveis do INEM, Força Aérea, Bombeiros e Hospitais.
Esta unidade funcionaria de forma "permanente" e o custo estimado pelo PS é de 800 mil "com caráter experimental".
José Luís Carneiro considera que a solução é eficaz e já é utilizado em França, Espanha e Reino Unido.
- Noticiário das 4h
- 09 jun, 2026







