13 out, 2025 - 00:00 • Redação
Veja também:
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, admite "um resultado negativo", em reação aos resultados das eleições autárquicas deste domingo.
"Os resultados não traduzem o valor e o reconhecimento da CDU como uma força portadora de soluções, com o melhor projeto e os eleitos melhor preparados para assumir a gestão autárquica", acredita o secretário-geral do Partido Comunista, numa declaração aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa.
Siga aqui, ao minuto, as notícias sobre os resultados das eleições autárquicas
A coligação CDU (PCP/Verdes) venceu 12 câmaras nas autárquicas deste domingo, mas perdeu sete em comparação com as eleições de 2021, onde conquistou 19 municípios.
Em particular, o líder do PCP destacou "resistência" e as "novas conquistas" nos municípios de Mora, Sines, Montemor-O-Novo e Aljustrel.
O CDU destacou-se, segundo Paulo Raimundo, como "uma importante força no poder local", que conseguiu "transformar as terras em locais em que dá gosto viver". "E foi o que fizemos em autarquias até que perdemos esta noite", reforçou.
Raimundo não deixa de relembrar "a tendência positiva da CDU na cidade de Lisboa, com a eleição de João Ferreira" para vereador, mas reforça a intenção de "reconquistar as autarquias em que se conheceu um desfecho negativo".
"Os resultados, em geral, traduzem trabalho e confiança comparando com os resultados das eleições legislativas", manifesta.
[notícia atualizada às 03h51, de 13 de outubro - CDU venceu 12 câmaras e perdeu em relação a 2021]