Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 10 jul, 2025
A+ / A-

Haiti. Papa envia mensagem de condolências e condena violência

08 jul, 2021 - 10:57 • Aura Miguel

Jovenel Moise foi morto, na madrugada de quarta-feira, durante um ataque armado contra a sua residência particular.

A+ / A-

Apesar de estar hospitalizado, o Papa está atento às notícias e ao saber da morte do Presidente do Haiti, assassinado a tiro em casa, não quis deixar de enviar uma nota de condolências.

“Ao saber do assassinato atroz que vitimou o Exmo. Sr. Jovenel Moïse, Presidente do Haiti, Sua Santidade apresenta suas condolências ao povo haitiano e à sua esposa, também gravemente ferida, cuja vida confia a Deus”, lê-se no texto avançado pelo Vaticano.

Assinado pelo cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, a nota refere que Francisco “expressa sua tristeza e condena todas as formas de violência como meio para resolver crises e conflitos”, desejando para o povo haitiano “um futuro de concórdia fraterna, de solidariedade e prosperidade.”

Em sinal de consolo, o Papa invoca a “abundância das bênçãos divinas sobre o Haiti e todos os seus habitantes”.

As últimas informações dão conta que quatro pessoas, alegadamente envolvidas no assassínio do Presidente Jovenel Moise, foram mortas pela polícia e duas outras foram detidas na quarta-feira. A operação também levou à libertação de três agentes da polícia que tinham sido raptados pelos alegados assassinos.

Em relação ao estado de saúde da primeira-dama, Martine Moise, também ferida no ataque, sabe-se que está "fora de perigo", depois de ter sido transferida para um hospital em Miami, Estados Unidos.


Tópicos
Ouvir
  • Noticiário das 18h
  • 10 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+