Ouvir
  • Noticiário das 13h
  • 17 jul, 2025
A+ / A-

​Papa acusa de hipocrisia os que se escandalizam com bênçãos a homossexuais

07 fev, 2024 - 12:35 • Aura Miguel

Crítica do Papa deixada numa entrevista em que também elogia o papel das mulheres na Cúria romana. "Em certos cargos, fazem um trabalho melhor do que nós, homens."

A+ / A-

O Papa Francisco critica a "hipocrisia" dos que se escandalizam com uma bênção dada a um homossexual, mas não se escandalizam com outras situações similares.

"Ninguém se escandaliza se dou a benção a um empresário que talvez explore as pessoas, o que é um pecado gravíssimo; mas escandalizam-se se a dou a um homossexual. Isto é hipocrisia", diz o Papa a propósito da Declaração "Fiducia Supplicans", numa breve entrevista ao Semanário “Credere”, publicação religiosa do grupo editorial San Paolo.

A reação de Francisco, manifestada numa conversa com o diretor desta publicação, refere-se às reações que têm surgido, um pouco por todo o mundo, desde a publicação daquela Declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé.

A Santa Sé tem vindo a recordar que nada impede uma benção individual. No entanto, as polémicas referem-se à bênção de casais homossexuais ou em situação irregular.

Nesta entrevista, o Papa elogiou o papel das mulheres na Cúria romana, considerando mesmo que “em certos cargos, fazem um trabalho melhor do que nós, homens”.

Ouvir
  • Noticiário das 13h
  • 17 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+