12 nov, 2024 - 20:00 • Redação com Lusa
A Diocese de Coimbra alertou, esta terça-feira, para a existência de um perfil falso que terá tentado burlar pessoas na rede social Facebook. A situação chegou ao conhecimento da Diocese na segunda-feira, depois de vários alertas.
Numa publicação nessa rede social, a Diocese de Coimbra declarou que “nestes últimos dias surgiu na rede social Facebook um perfil em nome do senhor Bispo Dom Virgílio Antunes”.
A Diocese pediu, num comunicado assinado pelo vigário-geral, “cuidado redobrado” e a “não aceitação da amizade ou a resposta a qualquer pedido que seja feito, nomeadamente de ordem económica”.
“A Diocese de Coimbra esclarece que o senhor Dom Virgílio não tem qualquer perfil no Facebook ou em qualquer outra rede social”, acrescentou a instituição.
Em declarações à agência Lusa, o vigário-geral da Diocese, o padre. Manuel Ferrão, referiu que a instituição teve conhecimento da situação na segunda-feira, recebendo vários alertas de pessoas que, depois de aceitar o pedido de amizade daquele perfil falso, receberam um pedido de dinheiro, através de mensagens.
"Entre ontem [segunda-feira] e hoje, fomos alertados, que, depois do pedido de amizade, surgia uma conversa a pedir dinheiro para uma campanha solidária", disse o responsável, referindo que foram identificadas "um conjunto de tentativas" de burla.
As pessoas acabaram por achar estranho o pedido de dinheiro, "com uma linguagem não correta, mal escrita", em que até eram pedidos comprovativos de transferência, e alertaram a diocese, disse o padre Manuel Ferrão.
A Diocese avançou com uma denúncia junto da Polícia Judiciária, apesar de não ter conhecimento de qualquer burla ter sido bem-sucedida.