15 jan, 2025 - 18:28 • Ana Catarina André
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifesta "agrado" pelo recente chumbo dos projetos de lei sobre o aborto que visavam, entre outras alterações, prolongar o prazo para a interrupção voluntária da gravidez e limitar o direito à objeção de consciência por parte dos profissionais de saúde.
IVG
D. Rui Valério diz estar perplexo perante a “ligei(...)
Em comunicado enviado à Renascença, o Conselho Permanente da CEP, que esteve reunido em Fátima esta semana, reitera a doutrina da Igreja e as palavras do Papa Francisco relativas ao “respeito pela dignidade da vida humana, desde a conceção até à morte natural”, e reconhece “o papel das associações católicas que, de forma competente nas respetivas áreas de ação, se manifestaram contra os projetos de legislação entretanto reprovados”.
Aborto
Segundo o bispo de Bragança-Miranda, “despenaliza-(...)
A nota adianta, ainda, que, na sequência do encontro sinodal das dioceses que se realizou a 14 de janeiro, será agendado um segundo para 2026. Está previsto, também, que as próximas Jornadas do Episcopado, agendadas para junho e dedicadas ao tema da sinodalidade, sejam abertas a representantes das dioceses, dos institutos de vida consagrada, dos movimentos e dos organismos nacionais da CEP.