Ouvir
  • Noticiário das 17h
  • 09 nov, 2025
A+ / A-

Igreja

Bispos satisfeitos com chumbo dos projetos legislativos sobre aborto

15 jan, 2025 - 18:28 • Ana Catarina André

Em comunicado, a CEP reconhece o papel das associações católicas que afirmaram estar contra as propostas em discussão e adianta, ainda, que em 2026 haverá um segundo encontro sinodal das dioceses.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifesta "agrado" pelo recente chumbo dos projetos de lei sobre o aborto que visavam, entre outras alterações, prolongar o prazo para a interrupção voluntária da gravidez e limitar o direito à objeção de consciência por parte dos profissionais de saúde.

Em comunicado enviado à Renascença, o Conselho Permanente da CEP, que esteve reunido em Fátima esta semana, reitera a doutrina da Igreja e as palavras do Papa Francisco relativas ao “respeito pela dignidade da vida humana, desde a conceção até à morte natural”, e reconhece “o papel das associações católicas que, de forma competente nas respetivas áreas de ação, se manifestaram contra os projetos de legislação entretanto reprovados”.

A nota adianta, ainda, que, na sequência do encontro sinodal das dioceses que se realizou a 14 de janeiro, será agendado um segundo para 2026. Está previsto, também, que as próximas Jornadas do Episcopado, agendadas para junho e dedicadas ao tema da sinodalidade, sejam abertas a representantes das dioceses, dos institutos de vida consagrada, dos movimentos e dos organismos nacionais da CEP.

Ouvir
  • Noticiário das 17h
  • 09 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+