Ouvir
  • Noticiário das 0h
  • 16 jun, 2025
A+ / A-

Leão XIV e a herança social: o peso simbólico do nome do novo Papa

09 mai, 2025 - 00:20 • Fábio Monteiro com Lusa

A escolha do nome Leão XIV pelo novo Papa reforça a ligação à tradição social da Igreja, evocando Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum, referência maior na doutrina social católica.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Leão XIV, eleito esta quinta-feira pelo colégio cardinalício, escolheu um nome carregado de simbolismo e história.

Ao adotar o título papal que já foi usado treze vezes, o novo pontífice assinala uma continuidade com a tradição social da Igreja, destacando-se a herança de Leão XIII, conhecido pelo seu empenho nas questões laborais e sociais.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

O mais célebre Papa Leão foi Leão I, o Grande, protagonista do famoso episódio em que terá dissuadido Átila de invadir Roma, em 452.

Já Leão III ficou na história por ter coroado Carlos Magno, em 800, gesto que consolidou a ideia política da Europa medieval. No século XVI, Leão X marcou o início da Reforma Protestante ao confrontar Martinho Lutero, criando um dos maiores cismas da Igreja.

A escolha do nome remete sobretudo para Leão XIII, eleito em 1878, autor da encíclica Rerum Novarum, de 1891, que lançou as bases da doutrina social da Igreja, abordando os direitos dos trabalhadores e a necessidade de justiça social em plena Revolução Industrial.

O jesuíta Thomas Reese comentou que, ao escolher este nome, Leão XIV revela o seu compromisso com o ensino social da Igreja, sinalizando que as questões de justiça social estarão no centro do seu pontificado, em continuidade com o legado de Leão XIII.

"O nome escolhido lembra-nos Leão XIII, que nos trouxe a Rerum Novarum, a encíclica dedicada às causas sociais da Igreja num mundo que estava em profunda transformação, como está o nosso, e isso é indispensável neste momento", lembrou também o bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, em declarações à Lusa.

À Renascença, o Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, também considerou a escolha significativa. "O Leão XIII foi aquele que escreveu a primeira encíclica sobre o trabalho. Foi um homem que se abriu aos problemas dos trabalhadores e da indústria. Esta marca de abertura é, por excelência, o que mais o distingue, e a escolha do nome Leão XIV é um bom indício para o futuro," afirmou.

O jesuíta Thomas Reese comentou que, ao escolher este nome, Leão XIV revela o seu compromisso com o ensino social da Igreja, sinalizando que as questões de justiça social estarão no centro do seu pontificado, em continuidade com o legado de Leão XIII.

O novo Papa, Robert Francis Prevost, tem 69 anos e era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos. Foi eleito ao segundo dia do conclave que se seguiu à morte do Papa Francisco, tornando-se o primeiro Papa americano da história da Igreja Católica.

Ouvir
  • Noticiário das 0h
  • 16 jun, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+