11 mai, 2025 - 12:43 • Aura Miguel , Marta Pedreira Mixão (vídeo)
Na sua primeira intervenção pública após a eleição, Leão XIV lançou vários apelos à paz. “No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial aos pedaços, como várias vezes afirmou o Papa Francisco, dirijo-me também aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: Nunca mais a guerra!”, disse o novo Papa, no final da recitação do Regina Coeli.
Uma multidão compacta, estimada em mais de 100 mil pessoas, reuniu-se para aclamar o novo Papa e ouvir as suas palavras.
Leão XIV disse carregar no seu coração os sofrimentos do povo ucraniano. “Que se faça o possível para alcançar, o mais rápido possível, uma paz autêntica, justa e duradoura; que sejam libertados todos os prisioneiros e que as crianças possam regressar às suas famílias”. Interrompido por aplausos, prosseguiu: “Dói-me profundamente o que se passa na Faixa de Gaza. Que cesse o fogo imediatamente, que se apresse a ajuda humanitária à população civil exausta e que sejam libertados todos os reféns”.
Vaticano
No encontro com os cardeais, Leão XIV referiu-se v(...)
O Santo Padre referiu-se ainda à situação de conflito entre a Índia e o Paquistão, manifestando satisfação pelo recente anúncio do cessar-fogo entre os dois países. “Desejo que, através das próximas negociações, se possa rapidamente alcançar um acordo duradouro. Mas quantos outros conflitos há no mundo… Confio à Rainha da paz este premente apelo para que seja Ela a apresentá-lo ao Senhor Jesus para nos obter o milagre da paz.”
Quando Leão XIV surgiu na varanda da Basílica, a Praça de São Pedro explodiu de entusiasmo. E, desta vez, a alegria de todos foi reforçada por centenas de bandas de música que, neste fim de semana, se juntaram em Roma para o seu jubileu. Podemos pois imaginar a divertida parafernália musical, quando todos estes agrupamentos resolveram dar o seu melhor em honra do novo Papa… mas a tocarem todos ao mesmo tempo.
Sorridente e calmo, Leão XIV acenou a todos e esperou que se acalmassem. “Considero um dom de Deus que o primeiro Domingo do meu serviço como bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor, o quarto domingo do Tempo Pascal”, disse, sem esquecer que neste domingo se celebra também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. “Hoje, portanto, tenho a alegria de rezar convosco e com todo o Povo de Deus pelas vocações, especialmente pelas vocações sacerdotais e religiosas. A Igreja tem grande necessidade delas!"
Roma
O recém-eleito Papa Leão XIV fez uma visita surpre(...)
Leão XIV repetiu o convite que o Papa Francisco deixou na sua Mensagem para o dia de hoje para “acolher e acompanhar os jovens” e, improvisando, acrescentou: “Aos jovens, eu digo, não tenhais medo! Aceitai o convite da Igreja e de Cristo Senhor!”.
Entretanto, esta manhã o Santo Padre deslocou-se às Grutas (caves) Vaticanas para celebrar missa no altar junto ao túmulo de Pedro. Um comunicado da Santa Sé, informou que o Santo Padre concelebrou a eucaristia com o padre Alejandro Moral António, prior geral da Ordem de Santo Agostinho, ordem religiosa a que pertence o próprio Papa. No final da Missa, Leão XIV também se deteve para rezar junto aos túmulos dos seus antecessores e em frente ao nicho do Pálio (que se encontra exatamente debaixo do altar da confissão).