Ouvir
  • Noticiário das 0h
  • 16 jun, 2025
A+ / A-

Vaticano

Papa Leão XIV vai continuar "presença ativa" nas redes sociais

13 mai, 2025 - 17:46 • João Pedro Quesado

Francisco tinha presença nas redes X (antigo Twitter), iniciada por Bento XVI, e no Instagram. Apenas no Instagram foi criada uma nova conta para Leão XIV.

A+ / A-

O Papa Leão XIV vai dar continuidade à "presença ativa" do líder da Igreja Católica nas redes sociais, anunciou esta terça-feira o Vaticano.

Segundo o Dicastério para a Comunicação, Leão XIV herda as contas "Pontifex" na rede social X (antigo Twitter). As contas, criadas em dezembro de 2012 pelo então Papa Bento XVI, foram depois assumidas pelo Papa Francisco, e somam, de acordo com a Santa Sé, 52 milhões de seguidores. As mensagens são publicadas em contas separadas, uma para cada língua — inglês, português, espanhol, italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim.

Logo após a morte do Papa Francisco, a 21 de abril, estas contas passaram a ter o nome de "Sé Apostólica Vacante", e mostravam o brasão da Santa Sé corresponde ao período de sede vacante, em que não há Papa.

À data desta notícia, as contas têm o nome do Papa Francisco e a indicação de serem um arquivo dos 12 anos de mensagens. Esse arquivo vai passar para uma "secção especial" do site do Vaticano, ainda não determinada, permitindo que as contas na rede social X assumam aí o nome do Papa Leão XIV.

Apesar de existirem redes sociais alternativas ao X (antigo Twitter), comprado em 2022 por Elon Musk, bilionário e aliado de Donald Trump, o Vaticano não indicou a adoção de nenhuma outra rede social. Uma dessas alternativas é o Bluesky, onde já estão presentes vários organismos públicos, inclusive a nível europeu.

No caso do Instagram, é criada uma nova conta, com o nome "Pontifex" que já é usado no X. A conta do Papa Francisco, criada em 2016, tinha o nome "Franciscus", e vai permanecer acessível como "arquivo comemorativo".

"Cerca de 50 mil publicações foram realizadas nas contas @Pontifex e @Franciscus, oferecendo um acompanhamento quase diário ao longo do pontificado do Papa Francisco com mensagens curtas de uma natureza evangélica e exortações em favor da paz, justiça social e cuidado pela criação", sublinhou o Vaticano, afirmando que, em 2020, as mensagens foram vistas 27 mil milhões de vezes.

Esta manhã, Leão XIV visitou os religiosos da Ordem de Santo Agostinho, em Roma. De acordo com a agência de notícias Ansa, o Papa escolheu o tradicional dia de descanso dos pontífices para o encontro no Instituto Patrístico Augustinianum de Roma, que prevê a celebração de uma missa e de um almoço. Leão XIV é agostiniano.

Ouvir
  • Noticiário das 0h
  • 16 jun, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+