15 mai, 2025 - 11:32 • Aura Miguel
Os jovens do nosso tempo, como os de todas as épocas, são um vulcão de vida, de energia, de sentimentos, de ideias. Vê-se isso pelas coisas maravilhosas que sabem fazer em muitos campos”, disse esta manhã o Papa.
“Mas também precisam de ajuda, para fazer crescer em harmonia tanta riqueza e superar aquilo que, mesmo de forma diferente do passado, ainda pode impedir o seu desenvolvimento saudável”, assinalou.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Numa audiência aos Irmãos das Escolas Cristãs, Instituto ligado à espiritualidade de São João Baptista La Salle (há 75 anos proclamado, por Pio XII, padroeiro celeste de todos os educadores), com colégios espalhados vários países, incluindo Portugal, o Papa deixou alguns conselhos e desafios.
“Por exemplo, se no século XVII o uso da língua latina era para muitos, uma barreira de comunicação intransponível, hoje existem outros obstáculos a enfrentar”, sublinhou.
“Pensemos no isolamento provocado pelos modelos relacionais generalizados, cada vez mais marcados pela superficialidade, individualismo e instabilidade emocional. Pensemos na disseminação de padrões de pensamento enfraquecidos pelo relativismo, na prevalência de ritmos e estilos de vida em que não há espaço suficiente para a escuta, a reflexão e o diálogo, na escola”, destacou.
Leão XIV encorajou os irmãos lassalianos a “explorar caminhos, a elaborar instrumentos e adoptar linguagens novas” que possam mudar os jovens, permitindo-lhes “enfrentar com coragem os obstáculos e dar o melhor de si na vida, segundo os desígnios de Deus”. E pediu ainda aos lassalianos que não esqueçam a formação dos professores e a realização de comunidades educativas com a participação de todos.
A poucos dias da missa de início de pontificado, que se realiza no próximo domingo, a agenda do novo Papa começa a estar muito preenchida, com diversas audiências, de manhã e de tarde. Um dos arcebispos que Leão XIV recebeu esta manhã foi Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, o líder da maior comunidade católica da Ucrânia.