17 mai, 2025 - 21:57 • Lara Castro
“Pensava que era professor, académico, ou algo do género”, conta Valerio Masella, numa entrevista ao diário italiano Il Messaggero.
Durante quase dois anos, Robert Francis Prevost frequentou um ginásio nos arredores do Vaticano. “Reservado, mas sempre muito amável e sorridente”, descreve Masella, o ‘personal trainer’, de 26 anos, que acompanhou de perto, e desde o ínicio — quando Prevost se mudou para Roma, em 2023 — os treinos, do agora Papa Leão XIV.
Leão XIV
O novo Papa tem 69 anos e escolheu o nome de Leão (...)
No ginásio, para todos os efeitos, era apenas “Robert”, ninguém suspeitava que aquele homem de hábitos simples e sorriso fácil viria a ser eleito Papa.
“Quando o vi na televisão, reconheci-o logo. Nem queria acreditar. Treinei o novo Papa: é incrível”, confessa.
O treinador só reconheceu o “cliente” quando o viu aparecer à janela da praça de São Pedro e ser aclamado líder da igreja católica.
Com 69 anos, Prevost “era bastante consistente no seu treino”. Treinava duas a três vezes por semana, sempre de manhã. Apesar de não falarem muito, Masella recorda-se de pequenas interações: “Dizia-me que tinha praticado muito desporto em criança e que era apaixonado por várias modalidades.”
O treino seguia sempre um plano pensado para “um homem com uma excelente condição física”: Para aquecer “alguma aeróbica nas máquinas — passadeira ou bicicleta ergométrica”, seguido de “exercícios de reforço muscular e postura”.
“Para um homem da sua idade, tem uma condição física excecional, típica de alguém que nunca deixou de praticar desporto”, destaca o treinador.
Chegava ao ginásio vestido de forma informal, cumprimentava todos com simpatia e agradecia-me sempre quando saía discretamente.
Numa das interações disse ao treinador que “se sentia bem no ginásio e que gostava da cidade e do clima de Roma”.
Assim que foi eleito, o ginásio onde Masella trabalha perdeu um cliente, mas ao mesmo tempo, o mundo ganhou um novo Papa.
Conclave 2025
Próximo de Francisco e de perfil reservado, Robert(...)
Robert Francis Prevost tornou-se o primeiro papa norte-americano e da América do Norte - e também peruano, já que obteve a cidadania em 2015. Leão XIV é também o primeiro Papa agostiniano, a ordem religiosa de Santo Agostinho.