Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 12 jun, 2026
A+ / A-

Caminho da Esperança

Voluntário caminhou de Itália até Fátima para ajudar a alimentar 3 milhões de crianças

19 jul, 2025 - 17:52 • Isabel Pacheco

Peregrino de 67 anos fez três mil quilómetros a pé, para divulgar projeto que ajuda alimentar a crianças. “Com Deus tudo é possível”, afirma Luigi Farroni.

A+ / A-

Luigi Farroni, voluntário da associação Mary´s Meals, partiu em março do Santuário de Loreto, em Itália, e chegou este sábado a pé ao Santuário de Fátima.

Para trás ficaram três milhões de passos - um por cada criança que a organização não-governamental (ONG) católica alimenta diariamente em todo o mundo -, num percurso de quatro meses a que chamou "caminho da esperança", inspirado no Ano Jubilar 2025.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“No ano passado soube que em 2025 a Mary´s Meals chegaria às três milhões de crianças que podiam comer todos os dias na escola graças ao projeto. Então, eu perguntei-me, o que posso fazer mais por estes meninos?”, recorda o voluntário de 67 anos.

“Como gosto da montanha e de caminhar, lembrei-me que fazer um caminho de, pelo menos, três milhões de passos para três milhões de crianças”. Daí, explica à Renascença, “nasceu este projeto chamado “Caminho da Esperança”.

O objetivo da missão, que atravessou vários países em 110 etapas, foi dar visibilidade e angariar fundos para o projeto da Mary´s Meal – ONG católica que ajuda a alimentar crianças carenciadas em 16 zonas do mundo.

O percurso teve etapas difíceis, reconhece o voluntário que, aos 67 anos, garante nunca se ter sentido cansado, mas apanhou alguns sustos. Um deles foi poucos dias após ter entrado em França.

“Tive um acidente”, conta. “Um carro grande bateu-me. Eu não fiz nada, nada. Para mim foi um milagre”, diz.

“Na altura perguntei a Deus o que tinha de fazer: se parar ou continuar. Mas, dois dias depois estava outra vez na estrada”, lembra Luigi.

“Para mim e, espero que também para os outros, foi a demonstração de que com Deus Tudo é possível”, remata.

O caminho de Luigi Farroni continua a pé, agora, até Lisboa. Depois de Fátima, o peregrino italiano vai percorrer algumas paróquias do Patriarcado de Lisboa nos próximos dias.

Ouvir
  • Noticiário das 21h
  • 12 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque