05 set, 2025 - 06:30 • Henrique Cunha
O Papa Leão XIV preside no domingo à canonização de Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano que morreu aos 24 anos, vitima de poliemielite.
Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim no início do séc. XX. Foi um jovem leigo da Ação Católica, atleta e montanhista. Morreu em 1925 de poliemielite fulminante, contraída enquanto cuidava dos doentes. Foi beatificado por João Paulo II em 1990, após o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão: a cura de um seminarista que sofreu uma lesão grave enquanto jogava basquetebol.
Membro da Sociedade de São Vicente de Paulo, Frassati dedicou-se a ajudar os doentes e os mais necessitados, mesmo à custa da sua própria saúde, demonstrando um forte compromisso com o catolicismo social.
Frassati nasceu em Turim a 6 de abril de 1901 e aí faleceu, vítima de poliomielite fulminante, aos 24 anos de idade, a 4 de julho de 1925.
A canonização de Frassati chegou a estar marcada para 3 de agosto, no Jubileu dos Jovens. Com a morte do Papa Francisco, a data foi alterada. O Papa Leão XIV acabaria por anunciar em junho, que as canonizações de Pier Giorgio Frassati e de Carlo Acutis iriam ocorrer a 7 de setembro, no Vaticano.
Desta forma, Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, serão os primeiros os primeiros santos a serem canonizados pelo Papa Leão XIV.