Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 15 nov, 2025
A+ / A-

Diocese de Portalegre-Castelo Branco

D. Pedro Fernandes recebe nomeação para bispo "com confiança em Deus e no seu povo"

07 out, 2025 - 15:50 • Catarina Severino Alves , André Rodrigues

O Papa Leão XIV nomeou D. Pedro Fernandes como novo bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

A+ / A-

D. Pedro Fernandes - o novo bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco, nomeado esta terça-feira pelo Papa Leão XIV - afirma que a notícia lhe causou um misto de sentimentos, da surpresa ao medo. Quanto aos desafios, aponta o encontro com novas pessoas e uma nova realidade.

Em declarações à Renascença, o missionário reagiu à nomeação "com muita surpresa", pois não estava à espera. "Com gratidão - mesmo que não seja uma gratidão inteiramente entusiasmada - e com muita esperança e muita confiança em Deus e no seu povo, nas pessoas que vou encontrar".

"É bocadinho essa atitude, um pouco agridoce, porque é, de facto, um desafio grande para o qual eu não estava à espera e que, naturalmente, me mete algum medo. E o melhor antídoto para o medo é mesmo a confiança nas mãos de Deus e nos outros", acrescentou.

Como primeiro desafio no novo cargo, D. Pedro Fernandes fala em "encontrar as pessoas, conhecer a realidade de perto, com muita empatia, com muita compaixão, com muta proximidade".

"Por outro lado anunciar Jesus Cristo, tornar presentes os valores do evangelho num momento difícil e, naturalmente, numa região envelhecida (...), pelo menos em algumas áreas", continuou.

O novo bispo tem 56 anos e é da congregação dos Missionários do Espírito Santo. Vai substituir D. Antonino Dias, que resignou por limite de idade, e que ficará como administrador apostólico da diocese do alto Alentejo até o sucessor assumir funções.

Pedro Fernandes nasceu em Lisboa, onde foi ordenado sacerdote a 21 de julho de 1996. Estudou em França, onde fez parte da Comunidade Espiritana de Clamart. Estagiou como missionário na Guiné-Bissau e serviu vários anos em Moçambique.

Entre 2018 e 2024, foi Superior da Província Portuguesa dos Espiritanos e, por inerência, vice-Presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

Era até agora presidente da Instituição de Apoio Social "Anima".

Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 15 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+