“Tenham a ousadia de desarmar!”: o apelo do Papa diante da imagem de Fátima
11 out, 2025 - 18:38 • Aura Miguel
O Papa Leão XIV apelou ao desarmamento global e ao desarmamento interior, durante uma vigília de oração pela paz, diante da Imagem original de Nossa Senhora de Fátima, na Praça de São Pedro.
Antes da recitação do terço, este sábado, Leão XIV ofereceu à Virgem de Fátima uma rosa de ouro, cumprindo a tradição seguida pelos últimos Papas. Na Praça de São Pedro, a Imagem original da Capelinha das Aparições foi colocada junto ao Papa.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.
Após o terço pela paz, acompanhado pelo canto “Avé de Fátima”, o Papa meditou sobre as palavras que Jesus dirigiu a Pedro no Horto das Oliveiras: "Embainha a tua espada»"(cf. Jo 18,11). “Desarma a mão e, ainda antes, o coração”, afirmou, sublinhando que a paz é desarmada e desarmante.
“Não é dissuasão, mas fraternidade; não é ultimato, mas diálogo. Não virá como fruto das vitórias sobre o inimigo, mas como resultado da sementeira da justiça e de um perdão corajoso”, acrescentou.
Leão XIV esclareceu que "Embainha a espada" é uma palavra dirigida aos poderosos do mundo, “àqueles que guiam os destinos dos povos: tende a ousadia de desarmar!”. E completou: “Ao mesmo tempo, também é dirigida a cada um de nós, para nos tornar cada vez mais conscientes de que, por nenhuma ideia, fé ou política, podemos matar. O coração deve ser desarmado antes de tudo, pois se não houver paz dentro de nós, não daremos paz”.
Ao dirigir-se aos fiéis presentes e a todos os que se associaram à vigília através dos meios de comunicação, o Papa reforçou: “Trata-se de um convite a adquirir uma perspectiva diferente, a olhar o mundo a partir de baixo, com os olhos de quem sofre, não na óptica dos grandes; um convite a olhar a história através dos olhos dos mais pequenos e não através da perspetiva dos poderosos; a interpretar os acontecimentos da história através da perspetiva da viúva, do órfão, do estrangeiro, da criança ferida, do exilado, do fugitivo”.
Por fim, deixou palavras de alento a todos os que participaram neste momento de oração pela paz: “Deus enche de alegria os que espalham o amor no mundo, alegria a quantos, em vez da vitória sobre o inimigo, preferem fazer a paz com ele. Coragem, avante, a caminho, vós que construís as condições para um futuro de paz, na justiça e no perdão, sede mansos e determinados, não deixeis cair os braços. A paz é um caminho e Deus caminha convosco. O Senhor cria e espalha a paz através dos seus amigos que estão em paz nos seus corações, que, por sua vez, se tornam pacificadores, instrumentos da sua paz”.
- Noticiário das 18h
- 15 jun, 2026








