Responsáveis diocesanos da catequese refletem em Fátima sobre migrações e prevenção da violência
07 jan, 2026 - 09:35 • Olímpia Mairos
Encontro nacional realiza-se a 9 de janeiro, em Fátima, com foco na inclusão, na segurança e na missão educativa da catequese.
Os responsáveis diocesanos da catequese reúnem-se no dia 9 de janeiro, em Fátima, para refletir sobre os desafios das migrações e a prevenção da violência em contexto eclesial. O encontro tem lugar no Centro Catequético de Fátima e pretende promover a partilha, a formação e a articulação pastoral a nível nacional.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
A iniciativa, promovida pelo Departamento da Catequese, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), começa às 10h00, com o acolhimento dos participantes, seguido da oração da manhã e da introdução aos trabalhos.
A primeira intervenção estará a cargo da irmã Júlia Bacelar, que abordará o tema “O papel do catequista na prevenção da violência”, destacando a responsabilidade educativa e pastoral da catequese na construção de ambientes seguros e de relações respeitadoras da dignidade humana.
Ainda durante a manhã, Eugénia Quaresma, da Obra Católica Portuguesa de Migrações, apresentará a reflexão “Acolher, escutar e integrar: a catequese diante dos desafios das migrações”, sublinhando a importância da catequese como espaço de inclusão, escuta e comunhão, num contexto de crescente diversidade cultural e social nas comunidades cristãs.
Após o almoço, o encontro prossegue com um momento de partilha de informações entre os secretariados diocesanos, favorecendo a articulação, a comunhão e o acompanhamento dos diferentes percursos catequéticos a nível nacional.
A reunião termina às 15h00, com a oração da tarde.
- Noticiário das 11h
- 17 jun, 2026








