Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Futuro do setor espacial" passa por Portugal. Centenas de jovens lançam foguetes em Constância

10 out, 2023 - 01:37 • Redação

A competição universitária vai envolver 600 estudantes, de 14 países diferentes.

A+ / A-

Começa esta terça-feira a European Rocketry Challenge (EuRoC). A competição europeia pretende promover o desenvolvimento de competências científicas e educativas, ao desafiar estudantes universitários a lançar os seus foguetes (rockets).

A competição universitária internacional vai envolver 600 alunos, de 14 países diferentes.

A 4ª edição do EuRoC, organizado pela Agência Espacial Portuguesa, vai decorrer na vila de Constância, no distrito de Santarém, até a próxima segunda-feira.

A escolha de Constância para ser sede do evento prende-se com a existência do Campo Militar de Santa Margarida, que permite o lançamento dos foguetes com a maior segurança possível.

Em declarações à Renascença, Marta Gonçalves, gestora do projeto EuRoC, diz que o ecossistema espacial nacional vive muito da colaboração internacional. O objetivo da competição passa por promover o setor e a qualificação dos recursos humanos, "que vão ser o futuro do setor espacial, não só português, mas sobretudo a nível europeu".

A responsável pelo projeto não mostra preocupação com a "fuga" de profissionais qualificados para o estrangeiro.

"O espaço faz-se em conjunto, da colaboração internacional entre diferentes empresas, é verdade que muitos jovens podem sair, mas voltam em fases mais avançadas da carreira", sublinha Marta Gonçalves

Do ponto de vista educacional, Marta Gonçalves considera que o setor vive das várias formações, sendo importante promover a formação do ponto de vista transversal e multidisciplinar.

Pela primeira vez, há duas equipas portuguesas em competição no EuRoC: uma do Instituto Superior Técnico, e outra que inclui estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e de Engenharia da Universidade do Porto.

Para a gestora, a participação das equipas portuguesas no concurso traz diversas vantagens para as universidades nacionais, podendo equiparar-se com as universidades europeias.

"O facto de existir esta competição em Portugal mostra que existem oportunidades para os jovens portugueses poderem ambiciosos nestas áreas e não apenas para as equipas europeias", afirma Marta Gonçalves.

A European Rocketry Challenge (EuRoC) vai decorrer durante sete dias. Os foguetes serão construídos e finalizados no "paddock", que este ano foi implementado no Pavilhão Desportivo Municipal da vila. Neste espaço reunir-se-ão previamente as equipas, para a assemblagem e avaliações técnicas dos projetos.

Os lançamentos vão decorrer entre 12 e 15 de outubro no Campo Militar de Santa Margarida, à semelhança do que tem acontecido ao longo das últimas três edições, com o apoio do Exército português.

O EuRoC é um desafio com "elevados" níveis de exigência técnicos e inúmeros parâmetros de avaliação para que os foguetes tenham o máximo sucesso e consigam ser lançados com eficácia, atingido a altitude-alvo a que se propõem. A segurança dos equipamentos e as condições atmosféricas encontram-se entre os principais critérios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+