27 fev, 2025 - 15:27 • Redação
O cantor português Sérgio Godinho vai ser homenageado na edição de 2025 da Feira do Livro do Porto, que celebra o seu trabalho nas áreas da cultura, da literatura e da arte. A 12.ª edição do evento vai decorrer entre 22 de agosto e 7 de setembro, de novo nos Jardins do Palácio de Cristal.
Numa cerimónia ocorrida na Casa do Roseiral, nesta quinta-feira, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na presença do comissário do evento, Francisco José Viegas, e de Sérgio Godinho, anunciou a decisão de distinguir o autor de “O Primeiro Dia”.
Sérgio Godinho vê assim o seu nome associado a ícones da literatura portuguesa, como Eugénio de Andrade, Manuel António Pina, Vasco Graça Moura ou Sophia de Mello Breyner, distinguidos em edições anteriores.
A homenagem acontece no ano em que o autor celebra 80 anos de vida, com uma carreira dedicada às artes, que começou há cinco décadas. Passou pelas áreas do teatro, cinema, televisão, literatura infantojuvenil, romance, crónica e poesia. Estreou-se na ficção com "Vida Dupla", um livro de contos publicado em 2014, a que se seguiram outros romances como "Coração Mais Que Perfeito", "Estocolmo" e, mais recentemente, "Vida e Morte nas Cidades Geminadas".
A programação da Feira do Livro deste ano tem como temas “amor e liberdade”. Os 17 dias do evento incluem concertos, sessões de cinema, leituras e mais de 100 espétaculos gratuitos. Também está previsto um concerto de Sérgio Godinho.